Notícias

Atividades extracurriculares revelam ganhos no desempenho dos alunos

25 de junho de 2024

Com o primeiro semestre letivo chegando ao fim, encerra também a primeira etapa das atividades extracurriculares, que este ano ganharam força no CEV Colégio. Novas modalidades esportivas e artísticas surgiram para oferecer aos alunos mais opções de práticas à incluir no contraturno escolar.

As atividades extracurriculares são poderosas ferramentas pedagógicas, que se somam às ações em sala de aula. Além de fortalecerem a saúde física e mental, as atividades ajudam no desenvolvimento de habilidades, na socialização e na formação integral, com valores como disciplina, concentração e trabalho em equipe.

“Já percebemos uma evolução muito grande nas meninas, em termos de concentração, coordenação motora e socialização. Inicialmente, isso é o mais importante, elas saberem trabalhar em conjunto, compartilhar”, conta a professora de dança, Cynthia Layana. Segundo ela, as crianças aprenderam a esperar, se concentrar e apreciar as colegas. “Tivemos êxito nesse ponto fundamental: elas sabem que precisam umas das outras para desenvolver a dança, um ensinamento que cabe para tudo na vida”, destaca.

Diversas opções para o desenvolvimento infantil

No esporte, os alunos podem praticar futsal, judô, dança, esgrima, karatê e vôlei. Todas as modalidades possuem espaço estruturado para as aulas e são orientadas por atletas especialistas. Respeito às regras e resiliência são alguns dos ensinamentos diários nas turmas.

No CEV Artístico, como são chamadas as atividades extracurriculares ligadas às artes, os alunos podem explorar suas paixões e ampliar a visão de mundo a partir das aulas de violão, teatro, canto e musicalização, desenho e flauta. As técnicas ensinadas se mesclam com o incentivo à criatividade, formando verdadeiros talentos.

Outra atividade bastante procurada pelos alunos é o CEV Fluency, um curso de nivelamento do inglês, onde os alunos do Ensino Fundamental exercitam o idioma de forma lúdica e prática. As aulas a mais consolidam o aprendizado com uma base sólida e ampliam a fluência, melhorando a compreensão auditiva, expressão oral, leitura e escrita.

Resultados positivos

Os benefícios das práticas extracurriculares já são notados no desempenho dos alunos em sala de aula. Apaixonados pelas atividades do contraturno, eles passam a se dedicar mais no conteúdo escolar e na rotina em casa. Também demonstram melhorias na autoestima, mais facilidade para fazer amigos e participação nos projetos escolares. Ter boas notas e disciplina são requisitos fundamentais para permanecer nas atividades esportivas, artísticas ou no Fluency. 

Para Rafael Bento, professor de judô, os ganhos das crianças nesses seis meses são perceptíveis no tatame, mas também em sala de aula e em casa.

“Uma  melhora considerável no comportamento, senso de cooperação e confiança. Utilizamos bastantes atividades lúdicas, onde a disciplina e o respeito são as bases. Além disso, mesmo as turminhas do Infantil, que não são competitivas, adquiriram habilidades técnicas como percepção espacial, lateralidade e coordenação motora. Os pais e professores relatam todas essas mudanças positivas no comportamento, enquanto também formamos novos atletas”, conclui o professor.