Notícias
Aprendizado divertido ajuda as crianças com as descobertas pedagógicas
27 de fevereiro de 2025
As atividades lúdicas são a principal forma de aprendizado na Educação Infantil, pois é por meio da diversão que os alunos assimilam o conteúdo de forma significativa, desenvolvendo habilidades cognitivas, emocionais, sociais e motoras de forma prazerosa. As brincadeiras e jogos ajudam a tornar o aprendizado mais acessível, já que a criança experimenta, explora e vivencia conceitos matemáticos, linguísticos e científicos de maneira prática.

Nas últimas semanas, os babies do CEV Colégio experenciaram diversas atividades lúdicas em sala de aula. A turminha do Berçário, por exemplo, participou do projeto “Identidade (eu)”, percebendo a si mesmo ao se olhar no espelho. Essa é uma forma divertida de autoconhecimento para os bebês com menos de 1 ano.

O Infantil II conheceu e associou as partes do corpo humano com a atividade “Cabeça, ombro e pé”, compartilhando o conhecimento de forma coletiva. A turminha do Infantil III, da unidade Frei Serafim, descobriu a importância de uma boa higienização dental e quais alimentos ajudam (ou não) na saúde dos dentes.
Desenvolvendo habilidades
Os alunos do Infantil V, da unidade Sul, reviveram memórias especiais com o projeto “Eu era assim”. Cada criança levou fotos e objetos de quando era bebê, mostrando para os colegas e refletindo sobre as fases da vida. “Foi um dia de muita socialização, aprendizado e sorrisos. Ao compartilhar esses objetos com a turma, eles percebiam que já não serviam mais, pois cresceram, evoluíram”, conta a professora Luana Moraes.

Outra atividade interessante para as crianças de 5 anos é exercitar o raciocínio lógico, atenção e percepção com uma brincadeira de sequência, na qual as crianças seguem o comando da professora para ordenar pulseiras por cores. “É um desafio para a mente, desenvolvendo a capacidade de ordenar as sequências e aprimorar a atenção, além de se divertirem muito”, explica a professora Alayne Costa.
As turmas do 1º ano do Ensino Fundamental de todas as unidades CEV embarcaram no projeto Ditado Visual, reforçando a ordem das letras do alfabeto de maneira criativa. As crianças exploraram imagens ilustrativas e interagiram entre si, tornando o aprendizado ainda mais leve e divertido.


