Blog - Profissões do futuro! Que carreiras serão destaques nos próximos anos? CEV Colégio

CEV Colégio

Blog

Profissões do futuro! Que carreiras serão destaques nos próximos anos?

O mercado de trabalho tem passado, nos últimos anos, por grandes e significativas transformações. Profissões ligadas a área da tecnologia estão cada vez mais em evidência e vão moldando o cenário das carreiras mais promissoras num futuro não muito distante. Para elencar algumas das profissões que serão destaque daqui há alguns anos, a coordenadora do CEV Lab – Laboratório Maker do CEV Colégio – Andrêssa Andrade cita pontos importantes para quem está buscando novas áreas de trabalho e, além disso, explica como o novo cenário trazido pela pandemia pode transformar a forma de atuar de algumas profissões.

Em um mundo que passa por uma transição global em vários setores, da saúde, da tecnologia e da gestão, Andrêssa destaca que novas visões e valores ressignificados estão sendo colocados em questão. Segundo a coordenadora, as grandes apostas quanto às profissões que mais terão destaque de agora em diante, permeiam áreas que envolvem análise de dados e tecnologia aplicada. Entre as profissões mais promissoras, ela lista a de Analista da Inteligência de Dados, Facilitador de T.I., Designer de Inovação, Gestão de Pessoas 4.0, Tecnologia da Informação, profissões ligadas à saúde (Medicina, Fisioterapia, Psicologia), Marketing Digital, Engenheiro de Agronegócio, entre outras. 

Para Andrêssa, alguns cursos estão mais conectados com esta nova realidade e estudantes interessados nas áreas de tecnologia e saúde devem estar atentos. Cursos voltados para Big Data, Data Science, Ciências da Computação, Engenharia de Software, Analista de Sistemas, Medicina e Engenharia Ambiental são alguns dos que mais trazem boas perspectivas para futuros profissionais.

Ainda segundo a coordenadora, o estudante precisa se manter atento e sempre em pesquisa sobre essas novas possibilidades. “É importante que o estudante possa despertar a curiosidade que há em si, identificando a área que mais lhe chama a atenção e, assim, possa estar aberto a esse mundo de possibilidades. Ele deve buscar ler sobre tendências, participar de atividades práticas que estimulem habilidades cognitivas e de desenvolvimento pessoal, além de conversar com profissionais das áreas que lhes chamam mais atenção”, frisa Andrêssa. 

O momento que estamos vivendo, com a pandemia provocada pelo corona vírus, também chegou para proporcionar diversas mudanças, não só no ritmo, mas principalmente na forma como trabalhamos e consumimos o resultado desse trabalho. “A pandemia veio para transformar os padrões a que estávamos habituados e, com certeza, o mundo não é mais o mesmo. Com a vinda de todos os acontecimentos presenciais para o mundo virtual, houve uma necessidade de adaptações demandando profissionais cada vez mais qualificados na área da tecnologia e inovação. Adaptações essas que vieram pra ficar e ressignificar o modo como agimos, consumimos e interagimos com um mundo cada vez mais conectado”, finaliza.