#Blog da Família - CEV Colégio

CEV Colégio

#Blog da Família

  • Ansiedade nos jovens, como controlar?

    Quando pensamos nas nossas emoções, é importante saber que todas elas são importantes, inclusive a ansiedade. Ela é uma emoção natural e funciona como um estado de alerta ao que entendemos como uma “ameaça futura”. Quando a sentimos, o corpo se comporta como em uma situação de perigo eminente. Primeiramente, precisamos entender que sentir ansiedade não é algo ruim e como podemos diferenciar a saudável da não saudável. Em níveis saudáveis ela é bastante útil e funcional para o nosso organismo, nos faz traçar planos alternativos e nos cercar de cuidados para que tudo saia bem, mesmo diante do imprevisto. Ela funciona como uma espécie de “botão vermelho”, onde podemos ter uma reação positiva para agir e fazer a diferença para que as coisas mudem e com isso nos deixa espertos para buscar novas oportunidades.

    Ver Mais
  • Profissões do futuro! Que carreiras serão destaques nos próximos anos?

    O mercado de trabalho tem passado, nos últimos anos, por grandes e significativas transformações. Profissões ligadas a área da tecnologia estão cada vez mais em evidência e vão moldando o cenário das carreiras mais promissoras num futuro não muito distante. Para elencar algumas das profissões que serão destaque daqui há alguns anos, a coordenadora do CEV Lab – Laboratório Maker do CEV Colégio – Andrêssa Andrade cita pontos importantes para quem está buscando novas áreas de trabalho e, além disso, explica como o novo cenário trazido pela pandemia pode transformar a forma de atuar de algumas profissões.

    Ver Mais
  • A música como estímulo para os estudos

    Qualquer detalhe pode fazer uma grande diferença na hora de estudar, por essa razão, muitos estudantes buscam maneiras para melhorar a concentração e o aprendizado enquanto estão debruçados sobre os livros. Não existem dúvidas de que a música auxilia sim o estudo e a concentração, em especial porque, dependendo da música, ela pode estimular no cérebro o mesmo efeito de uma meditação. Uma pesquisa realizada pela organização britânica Mindlab - focada em estudos referentes ao impacto da comunicação no nosso cérebro - concluiu que alguns tipos de música estimulam a memorização e a assimilação do conteúdo que é estudado. Ouvir músicas durante a leitura é relaxante, o que automaticamente melhora o foco. Além do mais, pode aumentar o estímulo do cérebro e do raciocínio. No que se refere à interação entre atividade cerebral e música, diversas pesquisas indicam que a música pode auxiliar na memorização, na concentração e na redução de estresse. Dessa forma, a música pode ser uma grande aliada para o aluno.

    Ver Mais
  • Benefícios da atividade física em período de isolamento social

    Em tempos de isolamento social, a prática de atividades físicas pode ser fator importantíssimo para a manutenção de uma boa qualidade de vida neste período. A prática regular de atividade física, de preferência feita com a orientação de um profissional capacitado, consegue melhorar o nosso sistema imunológico, contribuindo para a prevenção de doenças crônicas e, oferece também, benefícios psicológicos, como a sensação de bem-estar. Fator importantíssimo a ser observado, pois essa nova rotina que nos foi imposta pode gerar estresse e ansiedade.

    Ver Mais
  • Dengue: saiba mais sobre sintomas e cuidados!

    A dengue é uma doença febril grave causada por um arbovírus (vírus transmitidos por picadas de insetos, especialmente os mosquitos) e possui quatro sorotipos: DENV 1, DENV 2, DENV 3 e DENV 4. O vetor da dengue é o mosquito Aedes aegypti, que para se reproduzir necessita de água parada. A época do ano com maior índice de transmissão são os meses mais chuvosos de cada região, no entanto, é essencial manter sempre o ambiente limpo e sem água parada em todas as épocas do ano, porque os ovos do mosquito podem sobreviver por um período prolongado até encontrar condições ideais para se desenvolver.

    Ver Mais