Blog - Intercâmbio: as vantagens de ser um cidadão do mundo CEV Colégio

CEV Colégio

Blog

Intercâmbio: as vantagens de ser um cidadão do mundo

Escolha seu destino e planeje seu futuro: Quais as vantagens de estudar em outro país e ser um cidadão do mundo.

Você provavelmente já ouviu isso antes: O que existe em comum entre todos os estudantes intercambistas é o seguinte: “I became a citizen of the world”.  Uma real definição da sensação de se estudar no exterior é exatamente isso, uma experiência de mudança de vida.  Para alguns foi a experiência mais importante em suas formações universitárias, mas para todos foi inesquecível.

Muitos medos e dúvidas aparecem quando se começa a pensar na possibilidade de “ir embora” e “deixar meu país”; por outro lado os benefícios reais de viver e estudar em um outro país estrangeiro também são uma oportunidade de crescer profissionalmente, adquirir novas habilidades e conquistar o mundo.

A decisão é mais que tudo pessoal e familiar, com várias opiniões muitas vezes diferentes. Por isso preparamos uma lista com as TOP 5 vantagens de ser um estudante internacional, preparada por quem já participou inúmeras vezes desse processo como estudante e como orientador de vários alunos que também tiveram as suas mesmas dúvidas.

1.Conhecer e se tornar um cidadão do Mundo

Estudar no exterior não significa estar de férias. Significa muita dedicação e comprometimento. Aulas, Provas, trabalhos escritos, debates, eventos dentro e fora da faculdade são apenas algumas dos compromissos que você irá assumir nessa nova jornada - sua agenda não lhe dará muita folga. Porém seu tempo livre será dedicado a explorar o novo em sua volta, a cidade e arredores e desbravar uma parte diferente do que você nunca viu.

Morar no exterior lhe conectará ao resto do mundo de uma maneira quase impossível de ser feita de sua casa. Você saberá realmente como as pessoas de outras culturas pensam e se sentem, e terá uma compreensão mais consciente das discussões globais e como os eventos de um lado do mundo afetam do outro lado do globo.

Por toda a sua vida você contará sobre os lugares distantes que conheceu e vivenciou, e será uma inspiração para outros. Sua vinculação com lugares e com pessoas em outras partes do mundo farão de você um cidadão global melhor, que é uma parte essencial da vida em uma nova sociedade mundial.

Todos esses benefícios que você levará por toda a vida. Estudar no exterior pode ser a coisa mais preciosa que você pode fazer enquanto estiver na faculdade, então o que você está esperando?

2.Estudar nos melhores programas das melhores universidades

O seu maior objetivo sempre será obter a mais alta qualidade possível de educação. Como um estudante internacional você fará a opção por ser membro de um distinto grupo de elite intelectual estudando nos centros de conhecimento mais avançados do mundo. Por que limitar a escolher uma universidade em seu país de origem?

Se sua ideia é estudar temas complexos e novos, como aeronáutica e aviação, ou tecnologias sofisticadas aplicadas aos negócios, ir para o exterior é uma excelente opção, pois são nas Universidades estrangeiras onde a maioria das patentes e novos conhecimentos emergem. Estudar em um país diferente não apenas permite que você obtenha conhecimento, mas também explore a diferença no sistema educacional e na técnica de aprendizado.

Um diploma conquistado por uma dessas universidades de prestígio é aceito internacionalmente, e poderá facilmente ser revalidado no Brasil.

3.Oportunidade de experimentar novas culturas, hábitos e habilidades

Escreveu Mark Twain em sua obra The Innocents Abroad: “Travel is fatal to prejudice, bigotry, and narrow-mindedness, and many of our people need it sorely on these accounts. Broad, wholesome, charitable views of men and things cannot be acquired by vegetating in one little corner of the earth all one's lifetime.”

O que chama atenção no trecho acima é a essencialidade para sempre estarmos com a mente aberta para compreender e respeitar outras culturas e outros povos diferentes.

Quando se vive, estuda e passa a conviver no exterior te permite enriquecer a compreensão de diferenças, além de dar uma percepção bem mais ampla para entender temas e assuntos de interesse mundial importantes nos dias de hoje. O aprendizado em um ambiente internacional lhe mostrará novas formas de aprender e entender, por meio de maneiras práticas e hands-on de pensar.

No seu cotidiano, vivenciando sua nova experiência em outro país, você terá a oportunidade de mergulhar profundamente na cultura daquele país, conhecendo novos sabores, cheiros, tradições e belezas nunca imaginadas por você. Estas novas percepções lhe servirão de referência para a vida. Você aprenderá novos hobbies, descobrirá novas paixões em sua vida, e conhecerá pessoas que mudarão você para sempre.

4.Você ganhará resiliência e autoconfiança  

Morar em um novo país lhe permitirá vivenciar uma nova sensação de independência. A grande maioria do que seus pais fazem por você no Brasil será de sua inteira responsabilidade. O processo de descobrir como viver no exterior, desde aprender a usar o transporte público, pedir uma refeição no idioma local, abrir conta em banco, defender seus direitos, é carregado de novas descobertas. Esse processo lhe ajudará a perceber que você é muito mais capaz de ser responsável por sua vida do que pensa.

É por isso que tantos estudantes após a experiência do intercâmbio se sentem pessoas completamente reconstruídas quando voltam para casa de uma viagem ao exterior. A experiência cria um sentimento de confiança, resiliência de que tudo é possível, e de que você não precisa ter medo do novo e muito menos das novas oportunidades. Isso se mostra nas habilidades de liderança e soft skills tão valorizados nos currículos e pelo mercado de trabalho.

5.Criar oportunidades de emprego e negócios

Quando você terminar o seu programa de estudos no exterior e voltar para casa, retornará com uma nova perspectiva sobre cultura, habilidades linguísticas, uma ótima educação e vontade de aprender cada vez mais. Todas estas novas habilidades adquiridas com a sua vivência em um programa de intercâmbio de estudo internacional é de grande necessidade, interesse e atraente para qualquer empresa que tenha vontade de crescer no Brasil. O mercado exige cada vez mais profissionais qualificados em áreas técnicas, mas na mesma intensidade, busca profissionais com soft skills comprovados.

Muitos estudantes após o final do programa de estudo, busca oportunidades de emprego no país estrangeiro de residência, e muitos conseguem se estabelecer por lá. Se você puder se relacionar, criar redes de networking, aproveitar as oportunidades conquistadas na Universidade, descobrirá que uma educação local será muito valiosa ao procurar um emprego em potencial naquele país, principalmente porque você terá uma experiência que poucos terão: experiência internacional.

O Grupo CEV está oferecendo aos nossos alunos esta oportunidade de estudar em outro país e ser cidadão do mundo. Venha conhecer, e boa viagem!

Artigo produzido por Christian Ross, professor das disciplinas de English for Business do iCEV e consultor para internacionalização do ensino do CEV Colégio.