Blog - Benefícios da atividade física em período de isolamento social CEV Colégio

CEV Colégio

Blog

Benefícios da atividade física em período de isolamento social

Em tempos de isolamento social, a prática de atividades físicas pode ser fator importantíssimo para a manutenção de uma boa qualidade de vida neste período. A prática regular de atividade física, de preferência feita com a orientação de um profissional capacitado, consegue melhorar o nosso sistema imunológico, contribuindo para a prevenção de doenças crônicas e, oferece também, benefícios psicológicos, como a sensação de bem-estar. Fator importantíssimo a ser observado, pois essa nova rotina que nos foi imposta pode gerar estresse e ansiedade.

Quer sair do sedentarismo? Procure um lugar agradável em sua casa, coloque uma música de sua preferência e aproveite para se movimentar! Chame as pessoas que moram com você e, assim, as atividades se tornarão um momento familiar de socialização e alegria.

Nesse momento de férias escolares, deve-se pensar também na redução do tempo das crianças em frente às telas (tablets, celulares e televisão). Esse tempo, pode ser ocupado por atividades físicas que unam os exercícios a temas lúdicos. A música é um excelente recurso para brincadeiras com a família. Para as crianças com mais de cinco anos, os movimentos podem ser mais intensos ganham ainda mais intensos, um exemplo são os jogos, brincadeiras, danças, esconde-esconde, mímica, criar coreografias, pular corda, elástico, amarelinha, entre outros.

Para os adultos, as atividades físicas podem ser realizadas no tempo livre ou durante os afazeres domésticos. Vale dançar, pular corda, subir escadas. Assim como para as crianças, os videogames que estimulam movimentos corporais também podem ser opções divertidas para os adultos (mas com uso por tempo limitado, já que a ideia é estimular as crianças a reduzirem o tempo de telas).

Para quem está em home office neste momento, é importante evitar longos períodos sentados. Levante-se de tempos em tempos para se movimentar, seja para buscar água, ir ao banheiro ou até mesmo dar uma volta pela casa. Faça algumas coisas em pé, arrume motivos para caminhar, alongue-se, cuide da sua postura, faça uma pausa quando necessário. Exercícios de alongamento e relaxamento também podem ser feitos, mas sempre respeitando os limites do próprio corpo.

Para aqueles que já praticavam atividade física antes do isolamento, é hora de adaptar os exercícios em casa ou diversificar as atividades. E não esqueça de manter sempre o corpo hidratado, portanto, beba água várias vezes ao dia.

Artigo feito pela coordenadora de Educação Física CEV, Gabriela Graziane, formada em Licenciatura Plena em Educação Física, pela Universidade Federal do Piauí. Cref : 001001 - G/PI