Blog - Ansiedade Pré-Enem, como lidar! CEV Colégio

CEV Colégio

Blog

Ansiedade Pré-Enem, como lidar!

Para muitos estudantes a ansiedade e a pressão pela aprovação são emoções comuns vivenciadas neste período que antecede o Enem e outros vestibulares. Neste momento de pandemia essas emoções se tornaram um pouco maior, sendo que os principais desafios enfrentados pelos estudantes estão na ausência do equilíbrio emocional, na falta de um ambiente tranquilo em casa, e na dificuldade de organização para o estudo à distância. Muitos se questionam se estudando em casa, terão o mesmo desempenho do que se estivessem na escola, já outros, demonstram dificuldade em estudar sozinhos por falta de concentração e de manter uma rotina.

Inicialmente é importante entender que essa é uma situação atípica e que foge ao nosso controle. Por isso é normal sentir medo, angustia e ansiedade, diante do desconhecido. Para muitos aprendentes, a escolha profissional e o Enem são vistos como um momento definitivo da sua vida, o que potencializa mais as emoções negativas e os pensamentos de preocupação, limitando a percepção do todo e muitos acabam procrastinando, o que alimenta ainda mais a ansiedade. Neste momento, família e escola devem ser uma porta aberta e a quem os alunos possam recorrer para manifestar suas angustias e serem acolhidos diante das suas dificuldades.

Neste momento é preciso também manter uma certa “normalidade” com uma rotina que proporcione bem-estar. Os estudantes devem perceber suas potencialidades e usá-las de forma criativa para superar os desafios diários. Os jovens precisam entender que em casa eles podem sim, serem produtivos, bastando para isso, criarem uma rotina e serem disciplinados, com horários organizados  relacionados a todas as atividades que precisam  cumprir no seu dia a dia.  Além do mais, o isolamento social proporciona mais tempo para estudar e descansar, por isso, os profissionais recomendam que um sono de qualidade também é super importante, já que o sono funciona como regulador homeostático do nosso organismo o que é fundamental para preservar memórias e absorver os conteúdos estudados.

Ler, produzir  textos, assistir as aulas remotas, fazer  atividades, participar das revisões  on-line, toda essa rotina gera a sensação de dever cumprido. Treinar a resiliência que é nossa capacidade de ser flexível e adaptar-se às mudanças, é uma importante habilidade a ser desenvolvida nesse momento, já que ela nos dá a possibilidade de olhar o problema de frente, e pensar em formas de lidar melhor com ele até que a situação possa melhorar.   

Artigo feito pela psicóloga CEV Lígia Dantas.