#Blog da Família - CEV Colégio

CEV Colégio

#Blog da Família

  • Atividades que melhoram o QI da sua família

    Se você usou o Google para ter ideias sobre quais hobbies aprender durante a pandemia, você não está sozinho. Essa pesquisa disparou durante o período de isolamento, chegando a um aumento de 400%. Mas você sabia que ao praticar alguns desses novos hobbies sua família pode estar melhorando o quociente de inteligência (QI)? Pois é, um novo estudo divertido sugere isso e a gente te explica.

    Ver Mais
  • Ansiedade Pré-Enem, como lidar!

    Para muitos estudantes a ansiedade e a pressão pela aprovação são emoções comuns vivenciadas neste período que antecede o Enem e outros vestibulares. Neste momento de pandemia essas emoções se tornaram um pouco maior, sendo que os principais desafios enfrentados pelos estudantes estão na ausência do equilíbrio emocional, na falta de um ambiente tranquilo em casa, e na dificuldade de organização para o estudo à distância. Muitos se questionam se estudando em casa, terão o mesmo desempenho do que se estivessem na escola, já outros, demonstram dificuldade em estudar sozinhos por falta de concentração e de manter uma rotina.

    Ver Mais
  • Ansiedade nos jovens, como controlar?

    Quando pensamos nas nossas emoções, é importante saber que todas elas são importantes, inclusive a ansiedade. Ela é uma emoção natural e funciona como um estado de alerta ao que entendemos como uma “ameaça futura”. Quando a sentimos, o corpo se comporta como em uma situação de perigo eminente. Primeiramente, precisamos entender que sentir ansiedade não é algo ruim e como podemos diferenciar a saudável da não saudável. Em níveis saudáveis ela é bastante útil e funcional para o nosso organismo, nos faz traçar planos alternativos e nos cercar de cuidados para que tudo saia bem, mesmo diante do imprevisto. Ela funciona como uma espécie de “botão vermelho”, onde podemos ter uma reação positiva para agir e fazer a diferença para que as coisas mudem e com isso nos deixa espertos para buscar novas oportunidades.

    Ver Mais
  • Profissões do futuro! Que carreiras serão destaques nos próximos anos?

    O mercado de trabalho tem passado, nos últimos anos, por grandes e significativas transformações. Profissões ligadas a área da tecnologia estão cada vez mais em evidência e vão moldando o cenário das carreiras mais promissoras num futuro não muito distante. Para elencar algumas das profissões que serão destaque daqui há alguns anos, a coordenadora do CEV Lab – Laboratório Maker do CEV Colégio – Andrêssa Andrade cita pontos importantes para quem está buscando novas áreas de trabalho e, além disso, explica como o novo cenário trazido pela pandemia pode transformar a forma de atuar de algumas profissões.

    Ver Mais
  • A música como estímulo para os estudos

    Qualquer detalhe pode fazer uma grande diferença na hora de estudar, por essa razão, muitos estudantes buscam maneiras para melhorar a concentração e o aprendizado enquanto estão debruçados sobre os livros. Não existem dúvidas de que a música auxilia sim o estudo e a concentração, em especial porque, dependendo da música, ela pode estimular no cérebro o mesmo efeito de uma meditação. Uma pesquisa realizada pela organização britânica Mindlab - focada em estudos referentes ao impacto da comunicação no nosso cérebro - concluiu que alguns tipos de música estimulam a memorização e a assimilação do conteúdo que é estudado. Ouvir músicas durante a leitura é relaxante, o que automaticamente melhora o foco. Além do mais, pode aumentar o estímulo do cérebro e do raciocínio. No que se refere à interação entre atividade cerebral e música, diversas pesquisas indicam que a música pode auxiliar na memorização, na concentração e na redução de estresse. Dessa forma, a música pode ser uma grande aliada para o aluno.

    Ver Mais