Acontece no CEV - Leitura é consequência de estímulos positivos na Educação Infantil do CEV Baby CEV Baby

CEV Baby

Acontece no CEV

Leitura é consequência de estímulos positivos na Educação Infantil do CEV Baby

O contato com os livros  é uma prática presente nas turminhas do Cev Baby, para que a criança consiga se familiarizar e gostar do hábito da leitura. Desde cedo, revelam o esforço para compreender o mundo, e por meio de brincadeiras mostram seus anseios. Desse modo, a literatura infantil torna-se um dos instrumentos essenciais na construção do projeto de vida de cada criança.

A metodologia de ensino onde o aluno é um ser ativo explica o sucesso dos pequenos da Educação Infantil, que podem começar essa jornada com apenas 4 meses, no berçário da escola. Em sala de aula, aprendem de forma lúdica, com material próprio elaborado pela equipe de professores. As crianças são estimuladas a praticar tudo que aprendem, inclusive valores humanos como respeito, empatia e senso de coletividade. Cada turma é única, os alunos são observados em suas individualidades, mas cumprem uma rotina cheia de intencionalidades para concluírem o ano com as habilidades consolidadas.

A diretora pedagógica de Educação Infantil e Fundamental do CEV Colégio, Viviane Vieira, conta que o diferencial está nas intencionalidades das ações. “Tudo é planejado para estimular o desenvolvimento infantil, inclusive a coordenação motora, a interação e a confiança de que eles são capazes. O estímulo contínuo de atividades voltadas para leitura, escrita e estímulo ao raciocínio lógico, possibilitam que as crianças adquiram as habilidades de ler e escrever naturalmente, finalizando a educação infantil com essa habilidade evidenciada.”, explica.

O que Viviane aponta é que a aprendizagem por meio das vivências leva ao prazer da leitura, e a continuidade da rotina na mesma escola desde os primeiros passos garante mais chances de sucesso. “A criança deve ter uma continuidade na metodologia diária, assim acumula um repertório de saberes que se encaixam para o desenvolvimento das habilidades”, completa a coordenadora.

Formatura do ABC: um momento inesquecível

Ao final do ciclo infantil, já com tudo pronto para embarcar em uma nova jornada escolar, os alunos do CEV também vivenciam uma experiência mágica. A escola organiza a tão sonhada Formatura do ABC, um marco de uma grande etapa conquistada, onde as próprias crianças reconhecem que alcançaram a maturidade de leitura e escrita.

Fantasia, festa e aplausos se misturam na comemoração desse ciclo que se encerra para começar outro. O momento é essencial para que as crianças compreendam que seguem para uma nova etapa. Foi assim com a Mayara, que encheu a família de orgulho durante sua colação de grau.

“Essa é a primeira grande conquista na vida da criança, ela se sente feliz e nós também ficamos animados ao vê-la sabendo ler e escrever. A festa em si é cheia de emoções, um espetáculo de muito bom gosto. É só felicidade”, declara Samara Negreiros, mãe da Mayara.