Acontece no CEV - Brincar, se divertir e aprender: como é no CEV Baby? CEV Baby

CEV Baby

Acontece no CEV

Brincar, se divertir e aprender: como é no CEV Baby?

Seja em casa, na escola, no parquinho ou na piscina, a diversão é uma das partes mais importantes e incríveis da infância. As brincadeiras e atividades lúdicas levam a um mundo de conhecimentos no qual as crianças podem aprender de forma prática e significativa. Além disso, fortalece os laços afetivos com os pais e colegas, ajuda no desenvolvimento de habilidades e favorece a formação humana.

Entre os benefícios de aprender com metodologia lúdica está a melhoria do desempenho físico, já que a criança é incentivada a trabalhar o corpo; também o exercício intelectual, por utilizar o raciocínio lógico, a percepção, a concentração e a memória. Outros pontos são o enriquecimento social e o senso coletivo que são atribuídos às brincadeiras de correr, pular e sorrir em grupo. Pensando nisso, o CEV Baby traz todas as vantagens e riquezas que só as brincadeiras e o lúdico podem agregar à Educação Infantil.

“As brincadeiras acontecem para enriquecer o momento da nossa aula. Para ensinar arte, por exemplo, utilizamos pintura, para matemática os pinos mágicos, português a fichinha/chamadinha. Trabalhamos cores, formas, sequência, oralidade, concentração e socialização dentro de um planejamento estruturado. Então a brincadeira é de total importância dentro da Educação Infantil, para trazer o engrandecimento da nossa aula, o enriquecimento do nosso conteúdo e a concentração da criança”, declara Sara Beatriz, professora do CEV Baby.

As brincadeiras desenvolvidas pelo corpo pedagógico do colégio são direcionadas e intencionais, buscando desenvolver os diversos potenciais dos alunos. Dessa forma, as professoras fazem a avaliação do aprendizado de cada criança todos os dias, estabelecendo uma observação minuciosa da compreensão dos alunos como um todo em seu dia a dia escolar.

Por que o lúdico é tão importante na aprendizagem?

Nos primeiros 5 anos de vida, a criança está mais suscetível à aprendizagem, ou seja, está pronta para aprender, reaprender e desenvolver o intelecto. E é através do brincar e do faz de conta que a equipe interdisciplinar do CEV Baby  trabalha a criatividade, a imaginação, e estimula o raciocínio dos babies.

As atividades que estimulam as associações, assimilação de regras, são grandes aliada da aprendizagem, enquanto que brincar com outras crianças facilita o convívio social e faz com que elas compreendam tudo o que está acontecendo ao seu redor com mais facilidade e autonomia.

“É brincando e falando a linguagem da criança que ela vai aprender com impactos cognitivos. O nosso cérebro está a todo momento se desenvolvendo, aprendendo, desaprendendo, fazendo associações e raciocínio mais lógicos. Então é pelo brincar que a criança vai se desenvolver para o futuro e para a vida”, comenta Lívia Dâmily, psicóloga membro do Serviço de Orientação Educacional e Psicológica (SOEP) do CEV Colégio.