Acontece no CEV - Baby, Colégio e Pré-Vestibular se preparam para o retorno das aulas presenciais CEV Baby

CEV Baby

Acontece no CEV

Baby, Colégio e Pré-Vestibular se preparam para o retorno das aulas presenciais

Nossos segmentos dos ensinos Infantil, Fundamental, Médio e Pré-Vestibular já estão se preparando para o retorno das aulas presenciais. As datas já foram divulgadas e toda a comunidade escolar terá que seguir protocolos para que tudo ocorra com segurança à saúde de nossos aprendentes e colaboradores. Esse retorno será feito por etapas, para que haja um período de adaptação desse novo “normal”. As turmas do Ensino Infantil iniciarão as atividades nos dias 27/01 (Berçário, Infantil I e II) e 01/02 (Infantil III, IV e V). Já os Ensinos Fundamental, Médio e Pré devem voltar à sala de aula no dia 25/01 (4º Ano do E.F.I ao 2º Ano do E.M.) e 01/02 (1º, 2º e 3º E.F.I, 3º Ano E.M. e as turmas de Pré-Vestibular).

Segundo o diretor pedagógico Teixeira Neto, o Decreto 19.429 de 08/01/21, contendo as recomendações do Centro de Operações em Emergências – COE com a atualização do Protocolo sanitário Nº 042/2020 de normas gerais e orientações, proporciona esse retorno às atividades presenciais de forma mais segura e que resguarde a saúde de todos.

“De um modo geral, podemos dizer que a experiência que o retorno das aulas de 3º Ano do Ensino Médio e do Pré-Vestibular foi bastante positiva e ajudou tanto as autoridades sanitárias, como as instituições de ensino a balizarem os processos de modo que não haja intempéries nesse retorno das aulas presenciais. Nós estamos mais maduros no que se refere aos novos hábitos que tiveram que ser postos em prática, tanto de higiene, saúde, como também de ensino. Essa oportunidade de podermos fazer retorno presencial de forma gradual irá somar com o trabalho realizado no último ano para garantir a aprendizagem dos nossos alunos de forma on-line ou híbrida”, frisa o diretor.

Entre os pontos presentes no Decreto para o retorno seguro, torna-se relevante elencar:

- As regras de distanciamento são de 1m em sala de aula e 1,5m fora dela;

- Com mais séries retornando às atividades, os horários de entrada e saída e de intervalo deverão ser escalonados;

- Deverá ser adotado o modelo híbrido (aulas presenciais e aulas remotas) e a opção de aula 100% remota para os estudantes que optarem por tal sistema;

- O protocolo agora é mais específico e rígido em casos de suspeita ou confirmação de COVID em alunos ou colaboradores, podendo haver suspensão das atividades em turmas ou na escola toda por um prazo de 7 a 14 dias.

Dentre as principais medidas de higiene que já são obrigatórias no ambiente escolar, destacamos:

- Uso da máscara é obrigatório;

- Cobrir nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos, ao tossir e espirrar;

- Lavar frequentemente as mãos ou higienizar com álcool em gel 70%;

- Não cumprimentar com aperto de mãos, beijos e abraços;

- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como copos e talheres, nem materiais didáticos, brinquedos ou jogos;

- Não compartilhar celulares, assim como evitar seu uso e cuidar de higienizar frequentemente os aparelhos; entre outros.

Vale ressaltar que a manutenção das atividades presenciais está condicionada às decisões dos órgãos de saúde governamentais, que podem ser modificadas de acordo com o cenário pandêmico.