Blog - Introdução à leitura infantil CEV Baby

CEV Baby

Blog

Introdução à leitura infantil

O processo de introdução da leitura é muito importante, pois, ele contribui para o conhecimento, informação e interação necessária ao ato de ler, podendo, assim, influenciar de maneira positiva no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança.

Os primeiros anos são de suma importância para esse processo, onde é apresentada a leitura de imagens para que a criança faça essa leitura de mundo antes mesmo do processo de leitura das letras.

A leitura é um momento de afeto, e o  hábito de ler em família ajuda no desempenho escolar durante a infância, contribuindo para a aprendizagem ao longo da vida. O incentivo  do contato da criança com os livros desde cedo é de fundamental importância para que ele desenvolva prazer pela leitura.

Dessa forma, a leitura em família deve ser um momento prazeroso, além de não ter a obrigatoriedade, em casa a leitura é inserida dentro de um contexto do brincar, manusear livros e até mesmo de criar histórias a partir de imagens. Quando a criança já tem esse contato com os livros, a introdução da leitura na escola, além de divertida, é partilhada com os colegas e o gosto pela leitura deve ser incentivado tanto em casa como na escola.

Quando a criança desde de cedo tem esse incentivo, com o manuseio de livros ou qualquer outros tipos de leitura, como gibis, jornais, revistinhas, visitas à biblioteca para ouvir histórias, acesso à tecnologia, onde são proporcionadas leituras digitais, fica algo prazeroso e eficaz para o desenvolvimento cognitivo e social da criança. O responsável por  esse processo é a família, seguido da escola, que tem um papel importante, dando continuidade no incentivo e formando grandes leitores.

Artigo produzido pela psicopedagoga CEV Ursulina Silva