Blog - A importância do lúdico para o desenvolvimento da criança CEV Baby

CEV Baby

Blog

A importância do lúdico para o desenvolvimento da criança

Sabe-se que a infância é uma fase de suma importância quando se fala em desenvolvimento. Nos primeiros anos de vida, são observados avanços em diversos âmbitos, como de linguagem, comportamentos, cognição e de relacionamento social, em sua maioria percebidos e estimulados a partir do brincar. Isso ocorre porque o lúdico é uma das principais ferramentas de aprendizagem na infância, configurando-se como um ambiente favorável para que a criança mostre dificuldades e potencialidades, através dos muitos tipos de jogos, simulações e também das histórias contadas.

Assim, o brincar, em suas diferentes formas, representa uma das atividades mais importantes do cotidiano infantil, sendo responsável por grande parte do incentivo a habilidades como a criatividade, que será utilizada ao longo de toda a vida para resolução de problemas, por exemplo.

Atividades lúdicas são também essenciais para a criança por auxiliarem no desenvolvimento de aspectos como atenção, memória, imaginação e coordenação motora. Através da simplicidade e espontaneidade das brincadeiras, ela organiza ideias e ações, estabelece, aprimora e desenvolve estruturas físicas, cognitivas, afetivas e sociais. Além disso, possibilitam que sejam vivenciadas normas e papeis sociais, e estimulam a curiosidade, a autonomia e a autoconfiança.

Através dos jogos e brincadeiras, a criança, além de interagir com seus pares, estimulando a socialização, vivencia normas e regras. Ali, com atividades divertidas, ela aprende a respeitar limites, esperar sua vez, controlar impulsos e a respeitar o outro. Aspectos de comunicação também são estimulados e aprimorados nesse contexto. 

A tecnologia, principalmente em tempos de pandemia, tem se tornado mais presente no cotidiano infantil. Deve-se considerar seus muitos aspectos positivos neste momento, mas cabe ressaltar a importância de momentos de brincar livre, onde a criança possa ampliar seu repertório comportamental, explorando e descobrindo novas brincadeiras e estímulos. Além disso, atividades com a família são também muito importantes: um momento para leitura de histórias ou jogos em parceria, ajudam a fortalecer o vínculo, além de estimular a criança em seu desenvolvimento.

Artigo feito pela psicóloga CEV Juliany Paiva - CRP 21/02502