Blog - A importância do brincar para o desenvolvimento das crianças CEV Baby

CEV Baby

Blog

A importância do brincar para o desenvolvimento das crianças

A brincadeira, parte da rotina infantil, é uma forma natural e segura de expressão das crianças. Através do brincar, de maneira genuína, elas transitam entre o mundo interno e externo, revelando sentimentos, pensamentos, comportamentos e experiências, e também experimentam diversas situações, exercitam capacidades, testam seus limites.

Além de prazerosa, a atividade lúdica é de extrema importância por se tratar de uma condição essencial para o desenvolvimento da criança. As brincadeiras proporcionam o desenvolvimento de aspectos como atenção, memória e a imaginação, que aproxima a fantasia infantil a sua realidade social, agregando experiências ao seu mundo e produzindo melhores resultados na aprendizagem.

Pela brincadeira, o aprendizado acontece de forma concreta, estimulando sentidos fundamentais para o desenvolvimento, como função sensorial, função motora e seu desenvolvimento emocional e cognitivo.  E por tratar-se de um ato criativo, estimula a adaptação, necessária em todas as etapas da vida. Reinventar-se às vezes faz-se necessário, como agora, por exemplo, e essa capacidade é inicialmente adquirida na infância, através do brincar, com estimulação da curiosidade, autoconfiança e autonomia.

A nível social, a brincadeira também tem sua importância. Brincando, a criança vivencia normas e papeis sociais, experimenta o mundo, aprende sobre regras, a necessidade de esperar, controlar seus impulsos e ser empático com o outro. A brincadeira cria oportunidades para a criança reproduzir situações como conflitos e emoções trazidas de seu dia-a-dia. Assim, é pelo brincar que se desenvolve a confiança, o controle, a criatividade, a cidadania, o gerenciamento de frustações, a cooperação e o relacionamento interpessoal.

Nesse momento de isolamento social, tornou-se ainda mais desafiador conciliar a rotina de casa com o tempo dedicado às crianças. O tempo ocioso deve ser aproveitado pelos pequenos, porém é importante estimular e organizar atividades lúdicas em casa que tragam alegria e satisfação. A tecnologia, muito presente em nossa rotina atual, torna-se aliada, mas é preciso tomar cuidado para que ela não se torne limitadora frente a tantas possibilidades de diversão!

 A brincadeira é também uma forma de aprender e exercitar a mente. Então, nesse período, é essencial se mostrar presente e ter tempo de qualidade junto aos filhos, e o momento do brincar é excelente para fortalecimento de vínculos afetivos, afinal cognição e emoção caminham juntas. Atividades como confeccionar algum brinquedo, massinha caseira, cozinhar, assistir a um filme em família, por exemplo, proporcionam momentos significativos, fortalecem laços e tornam o tempo mais prazeroso.

Outra dica interessante diz respeito às atividades físicas, também extremamente importantes para o desenvolvimento. Famílias que possuem espaço em casa podem aproveitar para realizar brincadeiras como pular corda, pega-pega ou esconde-esconde. Já para quem mora em apartamento, essa é a hora de ser criativo: jogos de tabuleiro, circuitos com flechas de papel, ginástica e até mesmo dança são excelentes atividades!

É inquestionável a quantidade de benefícios que o brincar tem para o desenvolvimento, e sabendo que cada adulto possui uma criança dentro de si, que tal aproveitar essas dicas, despertar o seu lado infantil e aproveitar para fortalecer os laços com seu filho? A diversão é garantida!

Artigo feito pelas psicólogas CEV Juliany Paiva e Lígia Dantas