Blog - 5 hábitos de higiene que toda criança deve ter CEV Baby

CEV Baby

Blog

5 hábitos de higiene que toda criança deve ter

Todos nós sabemos que as crianças precisam de cuidados especiais em vários aspectos de sua vida. A higiene é um desses importantes aspectos e garante, entre outros benefícios, uma mais efetiva proteção contra doenças.

Além disso, é na infância que a criança aprende sobre a higiene, levando esse aprendizado para o resto da sua vida. Diante da importância de se manter a higiene infantil, separamos cinco hábitos de higiene que toda criança deve ter.

1. Lavar as mãos

Lavar sempre as mãos é, sem dúvida, o principal ponto quando falamos de higiene, seja a higiene das crianças, seja a dos adultos. Nossas mãos entram em contato com uma grande quantidade de superfícies, as quais podem estar contaminadas. Ao colocarmos nossas mãos na boca, no nariz, nos olhos ou mesmo nos alimentarmos sem a adequada limpeza das mãos, podemos permitir que agentes causadores de doenças entrem em nosso corpo.

Várias doenças podem ser evitadas com o simples ato de lavar as mãos, como infecções intestinais e até mesmo a gripe. Sendo assim, devemos sempre ensinar às crianças a importância de se lavar as mãos, principalmente antes de se alimentar e após ir ao banheiro.

2. Cortar as unhas

Como sabemos, muitas crianças constantemente estão brincando com terra, lama e animais de estimação, por exemplo. Essas situações podem permitir que organismos causadores de doenças fiquem embaixo das unhas, caso elas não estejam bem cortadas.

Para evitar o acúmulo de sujeira embaixo das unhas, é fundamental cortá-las e mantê-las bem limpas. Para isso, pode-se adotar o hábito diário de se limpar as unhas, procedimento esse que pode ser feito com uma pequena escovinha.

3. Tomar banho

Tomar banho é também fundamental para garantir a limpeza do nosso corpo. No caso das crianças, uma atenção redobrada deve ser dada, uma vez que o suor pode ser responsável por promover alergias na pele e assaduras. Além disso, durante as brincadeiras, é constante o contato com superfícies que podem conter micro-organismos causadores de doença.

Um fato curioso é que muitas crianças não gostam de tomar banho, sendo importante tornar esse momento prazeroso. O uso de brinquedos durante o banho pode ser uma alternativa. Além disso, outro ponto importante é criar uma rotina com a criança, determinando em quais momentos será realizada a higienização.

4. Escovar os dentes

Escovar os dentes e passar o fio dental são hábitos de higiene que devem ser realizados por crianças e pessoas de todas as idades, sendo esse um cuidado básico para garantir a saúde bucal. Os dentes devem ser escovados pelo menos três vezes ao dia, preferencialmente após as refeições e antes de dormir, e o fio dental deve ser utilizado diariamente.

Não podemos nos esquecer ainda de visitar regularmente o dentista, o que é recomendado pelo menos uma vez ao ano. A higiene bucal é essencial para evitar o desenvolvimento de cáries, gengivite e reduzir a placa bacteriana e o mau hálito.

5. Vestir roupas limpas

Vestir roupas limpas também diz respeito à higiene infantil. Deve-se sempre trocar a roupa da criança após o banho e nunca se deve repetir a roupa íntima. Meias sujas também não devem ser utilizadas.

Viu só? Atitudes básicas do dia a dia podem prevenir várias doenças em crianças, além disso, isso ajuda a formar adultos mais conscientes da necessidade de cuidar do corpo. Lembre-se sempre de que o cuidado com o corpo começa ainda na infância.

 

Fonte: Site Brasil Escola