Acontece no CEV - Turma IME/ITA: estudantes CEV recebem comissão do vestibular mais concorrido do país. Confira! CEV Vestibulares

CEV Vestibulares

Acontece no CEV

Turma IME/ITA: estudantes CEV recebem comissão do vestibular mais concorrido do país. Confira!

Ser militar ou engenheiro; ter uma ascensão profissional e fazer parte de uma das maiores instituições de ensino do Brasil são algumas das metas traçadas por milhares de brasileiros quanto ao Instituto Militar de Engenharia (IME), pertencente ao Exército Brasileiro, sediado no Rio de Janeiro.



Considerada a melhor instituição de engenharia do país e a 8ª melhor referência de ensino superior, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o IME é um centro de excelência e referência nacional e internacional no ensino da Engenharia. O IME oferece cursos de graduação e pós-graduação forma oficiais de armas e engenheiros.

Pela primeira vez no Piauí, a capitã Aline Cruz e o sargento Diego Ribeiro Ferreira (Serpa), integrantes da comissão que divulga o vestibular da instituição, estiveram nesta quarta-feira (21) na Unidade Tibério Nunes, para falar a respeito desses processos e esclarecer dúvidas dos alunos da turma do Preparatório IME/ITA, além de incentivá-los a fazerem parte da corporação.

 “É isso o que motiva o nosso trabalho. E por isso vinhemos com todo prazer até porque muitos piauienses fazem parte da nossa corporação”, declarou a capitã diante dos olhares dos alunos, que estavam encantados com a apresentação.

Segundo a capitã, os processos seletivos do IME são constituídos por três etapas: Exame Intelectual (EI), Inspeção de Saúde (IS) e Exame de Aptidão Física (EAF). O Exame Intelectual possui duas fases. A primeira é constituída por uma prova com 40 questões objetivas sobre Matemática, Física e Química. A segunda etapa tem caráter discursivo, composta pelas disciplinas de Matemática, Física, Química, Português e Inglês.



“É importante ter um cronograma de estudos. Pois, algumas pessoas acabam se dedicando a uma disciplina que tem mais facilidade e se esquecem de estudar para outra que possuem maior dificuldade. Enquanto existem pessoas se dedicam somente para as disciplinas difíceis e se esquecem de revisar aquelas que têm maior facilidade de aprendizado. Vale lembrar que os alunos não podem deixar de se dedicarem para as disciplinas de inglês e português, porque elas até podem reprovar o candidato. E não se esqueçam do Exame de Aptidão Física, ele é muito importante”, orientou a capitã.

De acordo com o sargento Serpa, a previsão é que os processos sejam realizados no mês de outubro, mas há tempo para maior dedicação dos alunos. “O segredo é a preparação constante. A questão é ser constante no calendário que você irá se programar até às vésperas da prova. Ocupar o máximo o tempo e fazer sacrifícios. E assim no final do ano, você terá uma recompensa muito grande”, enfatizou.

Para o coordenador do Preparatório e professor de matemática José Teixeira Neto, a presença da capitã Aline Cruz e do Sargento Serpa foi de grande importância para os alunos. “Esse momento serviu para sanar dúvidas sobre o concurso e também para explanar a respeito da própria instituição. E até despertou o interesse de alunos que não tinham a intenção de realizá-lo. E sem dúvidas, a melhor parte dessa visita foi os alunos esclarecendo certas questões e interagindo com eles. Além disso, os educandos compreenderam que a vida no IME é muito boa e que os engenheiros formados na instituição são grande profissionais de sucesso no Brasil e no mundo. Esses alunos têm a chance de alcançarem o sucesso e a ascensão profissional no IME”, destacou o professor.


Matemática: “não é bicho-papão para quem está preparado”

A primeira prova do Exame Intelectual Instituto Militar de Engenharia (IME) é de Matemática. Muitos candidatos reprovam na disciplina por causa da dificuldade da parte discursiva, informou o professor Teixeira Neto. “É uma prova realmente bastante difícil e maçante”, disse.

O segredo, segundo Teixeira, é a preparação e a resolução de questões semanalmente. “Oriento sempre que os alunos consigam resolver o máximo de questões possíveis. Pois se sair questões de modelos (semelhantes) de edições anteriores, esses alunos já terão habilidade de saber como resolver melhor a prova e assim eles conseguirão se sobressair dos concorrentes”, ressaltou.


Preparação, foco e resultado

O IME oferece 98 oportunidades, sendo 74 para graduação de oficiais da ativa (carreira militar) e 24 para reserva. Além disso, possui as seguintes especialidades de Engenharias para oficiais da ativa: Fortificação e Construção (Engenharia Civil), Eletrônica, Comunicações, Elétrica, Mecânica e de Armamento, Mecânica e de Automóveis, Materiais, Química, Cartográfica e Computação.

O Preparatório IME-ITA do CEV conta com 40 aulas semanais durante a manhã e mais 10 aulas de reforço no turno da tarde com foco nas disciplinas de Matemática, Física, Química, Gramática, Literatura, Inglês e Redação.

A turma do Preparatório IME-ITA possui o melhor time de professores CEV: Flávia Leda, Hélcio Aguiar, Liana Marques, Lindalva Nascimento, Rômulo Aranthes, Tibério Secondes, Jomildo Cavalcante, Nazareno Fonteles, Teixeira Neto, Adivaldo Ferreira, Danilo Galdino, Pedro Netto, Argeomar Alvez, Éder Soares, Ivan Santos, Luciano Carlos e Thyago Filipe.