CEV Vestibulares

Blog

Tensão pré-vestibular: como controlar?

As vésperas do vestibular é natural que o nervosismo e a ansiedade aumentem, podemos dizer que os alunos são acometidos por TPV (Tensão pré-vestibular), um termo alusivo aos sintomas comuns a muitos pré-vestibulandos.

É comum o aluno reduzir as horas de lazer, sono e até a alimentação, para dedicar mais tempo ao estudo, o que é um erro grave. O aprendizado é resultado do que foi apreendido durante toda a vida acadêmica e esse “over time” na véspera da prova só aumenta o estresse, a ansiedade e a insegurança.

A ansiedade é um estado emocional caracterizado por um conjunto de reações psicológicas, fisiológicas e físicas relacionadas a situações de risco ou perigo, que causam estresse ao indivíduo. Os sintomas mais frequentes identificados nos pré-vestibulandos são nervosismo, medo, incapacidade de relaxar, sensação de calor, indigestão, aceleração do coração, dificuldade de respirar, sensação de sufocação, tremores nas mãos. Em graus elevados, a ansiedade e o estresse podem prejudicar o rendimento, a concentração e a memorização.

Não existe fórmula mágica para eliminar a ansiedade, mas é possível reduzir o nervosismo e o estresse antes dos períodos de provas, veja algumas dicas:

  • Organize-se: manter horários preestabelecidos, ou seja, criar uma rotina de hábitos diários tende a diminuir o estresse. Esse hábito auxilia no controle da ansiedade, pois é possível visualizar as atividades e o tempo planejado para cada uma delas. 
  • Divirta-se: é preciso reservar um tempo para o lazer, e é muito importante que durante esse período qualquer comentário sobre estudos, vestibular ou afins seja evitado, esse deve ser o seu momento de descanso. 
  • Respire: Aprender a respirar adequadamente ajuda a manter a calma, organizar os pensamentos e a relaxar. Inspire com as narinas, encha os pulmões de ar, conte até cinco mentalmente e expire usando as narinas e a boca é bem simples. Repita até sentir-se tranquilo. 
  • Relaxe: o excesso de cobrança é desnecessário e implicará em sofrimento. Seja razoável com suas expectativas e seja consciente de seus esforços, eles serão recompensados. 
  • Ame: Nesta fase, o apoio dos pais e amigos também é de fundamental importância para estimular a confiança e o pensamento positivo. 
  • Cuide-se: alimente-se bem e durma ao menos sete horas por noite, essas atitudes auxiliam no aumento da concentração e no desempenho. Uma mente tranquila precisa de um corpo descansado. Fazer caminhadas ao ar livre também é um excelente exercício, além de movimentar o corpo serve para espairecer a mente e te por em contato com outras pessoas e com a natureza. 

O Colégio CEV e o CEV Vestibulares contam com o SOEP – Serviço de Orientação Psicológica e Educacional que dá suporte e acompanha os alunos durante a trajetória até o vestibular, acreditamos que um aluno preparado pedagogicamente e emocionalmente é o segredo do sucesso. Não é sorte, é CEV.

O artigo foi elaborado pela nossa psicóloga do CEV Vestibulares, Lisa Minerva. Ela é especialista em psicopedagogia, especialista na abordagem centrada na pessoa e psicóloga escolar e educacional