CEV Vestibulares

Blog

Especial ENEM: cuide de suas emoções

Faltando menos de um mês para o ENEM, começamos a perceber com mais clareza que além do preparo pedagógico o preparo emocional também é fundamental para auxiliar os estudantes a superar a ansiedade e a insegurança em relação às provas. Separamos algumas dicas baseadas no que desenvolvemos com os nossos alunos ao longo do ano para lhe ajudar a ter um desempenho melhor no Exame e assim alcançar os objetivos pretendidos.

  1. Descubra o que lhe afeta emocionalmente: não basta contar com uma equipe qualificada de professores na escola. Muitas vezes, a maior dificuldade está fora dos muros do ambiente escolar e isso acaba atrapalhando na hora de fazer o ENEM. Caso esteja passando por algum problema, não hesite em buscar ajuda, assim você consegue lidar melhor com suas emoções e sente mais confortável, inclusive na hora da prova.
  2. Aumente sua confiança para superar a insegurança: este é um momento delicado de sua vida escolar. Sabemos disse e estamos aqui para lhe apoiar! É hora de equilibrar as revisões com um pouco de lazer e descontração, assim você consegue diminuir a ansiedade e a pressão natural deste momento, sentindo-se melhor e mais confiante.
  3. Mente e corpo sãos: além de focar no desempenho da nota, é preciso voltar sua atenção para a sua saúde física e mental também. Uma maneira de manter a segurança na hora de fazer o ENEM é sabendo como controlar sua ansiedade. Treine técnicas de relaxamento e meditação. Volte sua consciência para sua respiração para que possa usar estas estratégias caso precise no momento da prova, evitando até mesmo o famoso “branco”.
  4. Cuide de sua alimentação: procure manter uma alimentação equilibrada, sobretudo na proximidade da prova. Consuma mais frutas e verduras e reduza os industrializados e fast food. Na hora da prova é recomendável que os alunos não consumam alimentos de difícil digestão, além de evitar energéticos, bebidas a base de cafeína e chocolate, cuja ingestão está ligada ao aumento da ansiedade.
  5. Cuide do seu sono e do seu descanso: você se preparou o ano todo. Deu o melhor de si até agora. É momento de descansar para que possa acessar as informações necessárias no momento da prova. Períodos adequados de descanso favorecem memorizar mais e melhor o conteúdo.

Nesta reta final, foque em pequenas atividades revisionais concentrando os esforços em conteúdos que tem mais chance de cair no ENEM, intercalando com momentos de descanso e assim ter um melhor aproveitamento.