Blog - Conhecendo seu professor: Neto Ceará CEV Vestibulares

CEV Vestibulares

Blog

Conhecendo seu professor: Neto Ceará

Falar de professor querido pela comunidade estudantil teresinense e não lembrar de Neto Ceará é uma tarefa quase impossível. Há anos, esse “paulista” (cearense de coração) de família humilde, nascido em 16 de dezembro de 1968, representa um dos grandes professores de Matemática do nosso Estado, tendo uma trajetória que se mostra tão inspiradora quanto suas aulas.

Ainda no início da vida, mudou-se para Fortaleza. Por lá, começou a trabalhar aos 10 anos de idade, na Praça da Estação, vendendo, dentre outros artigos, bombons e pastilhas de hortelã. Sua vocação foi descoberta com facilidade, pois, depois de ganhar uma bolsa para estudar numa escola particular, ele logo se viu preparando os colegas para realização das provas, ofertando indícios reais acerca de quem se tornaria mais à frente. “Eu dava aulas de Matemática, Física, Química e Português enquanto estudante. E os amigos, que tinham condição financeira melhor, me presenteavam com comida, roupas, sapatos”, afirma. Neto Ceará casou-se jovem. Seu primeiro filho nasceu em 1987, e, o segundo, em 1989. Em 1991 conheceu sua atual esposa, a Dra. Rejane Ângelo, notável companheira que muito o apoia.

Em 1984 ingressou na Escola Técnica Federal do Ceará. Entre 1986 e 1987 trabalhou na Indústria Metalúrgica Castro Alves, fabricando bombas hidráulicas. Ainda em 1987, começou a lecionar, depois de conseguir sua vaga na UFC, no ano anterior. Seu início no magistério foi com a disciplina de Ciências (isso até o meio daquele ano). Do segundo semestre em diante, começou a lecionar Matemática. De 1991 a 1994 permaneceu em Fortaleza, tendo recebido um convite para trabalhar em Teresina em 1995.    

Na capital piauiense, Neto Ceará garantiu um lugar de destaque no segmento educacional, adquirindo muitas experiências importantes, e chegando ao CEV já nos anos iniciais da formação do grupo (em 2007). Em 2008 assumiu a coordenação do pré. Em 2010 assumiu a direção pedagógica da escola. Hoje, é professor e diretor pedagógico geral do Grupo CEV: “É um cargo que me honra muito, por meio do qual lidero os coordenadores e os diretores de unidade”, assegura. Nesse sentido, o percussionista Neto (em seus momentos de folga, ele aprecia, dentre outras coisas, tocar “Cajon” e confraternizar com os amigos mais próximos) quer continuar indo além, explorando novas áreas, inspirando as pessoas: “Como pessoa, estou realizado, pois, meus filhos estão bem encaminhados. Eu tenho uma família maravilhosa que me apoia muito. Mas, profissionalmente, quero mais. A gente sempre acredita que pode melhorar, que pode aprender mais, que pode compartilhar mais das nossas experiências”, diz. Para finalizar, fica a dica: Tem programa de rádio estreando no sábado (17), na Rádio FM Verona, lá do Parque Piauí, na qual nosso professor vai atuar como apresentador e comentarista esportivo!

Gostou? Pois, nos diga que outras histórias você quer conhecer acerca dos nossos professores! Sua sugestão é muito importante para nós, e, em breve, pode ser concretizada aqui neste espaço!