CEV Vestibulares

Blog

10 tentações dos vestibulandos

Em um mundo em que brotam distrações por todos os lados, ser vestibulando requer foco e dedicação. Veja abaixo os empecilhos mais comuns nessa caminhada – e as nossas dicas para não se perder no caminho.

1-  O tal do seriado. 


Com tantas opções e temporadas, o inimigo nº 1 dos vestibulandos são os seriados. É uma tentação maravilhosa que pode te fazer perder muitas horas de estudo. Dica: assista, mas com equilíbrio. Separe duas horas do final de semana e mate a vontade. 

2- Depois eu faço.

Se houvesse uma pesquisa, a procrastinação seria eleita um dos maiores problemas do mundo. Na hora, o velho deixa para amanhã é legal, quase maravilhoso, depois, torna-se uma bola de neve. É melhor estudar um pouquinho todo dia do que morrer virando madrugadas. 

3- Vou dar só uma olhadinha. 

Você almoça, dorme e, na hora de estudar, surge aquela vontade de dar uma leve olhada no Facebook. Se você é ninja, consegue cumprir com a promessa. Caso seja um simples mortal, dez minutos transformam-se em três hora e pá, você não estuda. Dica: olhe o Facebook depois de estudar. Torne o acesso à rede uma recompensa. 

4- Programação de celebridade no final de semana. 

Você estudou a semana toda, esperando o sábado. Faz uma programação de arrasar. Shopping à tarde, festa à noite. Isto no sábado e domingo. Ok, você precisa se divertir, mas será que reservar um período para estudar não vale a pena? Lembre-se, é só um ano de preparação.

5- Videogame. 

Na sua cabeça, você pensa É um só partidinha. O problema é que você não avisou para os seus amigos. De repente, você vira a noite no videogame. Acontece, mas separe um dia para o lazer. Vai ser bem melhor jogar sem culpa.

6- Dormir sem despertador. 

Você chega da escola e promete a si mesmo que vai dormir meia hora. Detalhe, não coloca o despertador. O que acontece? Você acorda quatro horas depois. Dica: confie na sua força de vontade, mas deixe o relógio do lado.

7- Celular. 

Um mundo se abre toda vez que você pega seu celular. Notificação do Whatsapp, Facebook, Tinder, Snapchat. Para se concentrar de verdade no estudo, coloque o aparelho no modo avião. É ótimo e, com o tempo, você nem percebe.

8- Namorinho de portão.

 De beijo em beijo, declaração em declaração, o tempo passou e o vestibular chegou. Namorar é bom, mas é importante conciliar o romantismo com os estudos. 

9- Comida de mãe. 

Esta é uma perdição que pouca gente comenta. Fulana, vem aqui comer o bolo, avisa sua mãe. Cinco minutos depois: Fulana, comprei sorvete. Família é a melhor coisa do mundo, mas equilibre o convívio com a sua rotina de estudos. Desta forma, ninguém sai perdendo.

10 - Vitimismo. 

O vitimismo é a maior das tentações. Antes de dizer que não aguenta mais, lembre que você não é a única pessoa a prestar vestibular. Milhares já fizeram e mais milhares vão fazer. É uma fase importante, somente. Trate-a com serenidade que tudo dará certo. 

FONTE:  Site Guia do Estudante

Fotos: Reprodução Guia do Estudanrte e Getty Images/Getty Images)Getty Images/Getty Images