CEV - Grupo Educacional {* Fazer chamada do title de cada logo principal *}

Programa Miniempresa desperta espírito empreendedor em estudantes CEV

O Programa Miniempresa, desenvolvido pela Junior Achievement, proporciona a estudantes do 2º ano do Ensino Médio a experiência prática em economia e negócios, na organização e na operação de uma empresa. Na 16ª Feira de Miniempresas, realizada na última sexta (2) e sábado (3), nossos estudantes do CEV Colégio representaram bem com a miniempresa Vinculum S.A/E, que conquistou quatro títulos: 1° lugar Achiever destaque; 1° lugar mascote; 3° lugar miniempresa destaque e 3° lugar no marketing.

Ao longo de 15 semanas, em encontros que aconteceram na escola, os participantes tiveram a oportunidade de aprender conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção, tudo isso acompanhados por quatro profissionais voluntários das áreas de marketing, finanças, recursos humanos e produção. Assim, os adolescentes aplicaram os conhecimentos adquiridos na criação de um produto 100% ecológico e biodegradável, utilizando papelão e jornal como matéria-prima para a confecção do macramê, uma técnica milenar voltada para a ornamentação.

Para Virgílio Filho, a participação no programa envolve bem mais que aprender a criar uma empresa: “O projeto de miniempresa não ensina a gente a ser empresário, ele ensina a gente a empreender, a saber gerir um negócio, a saber lidar com negócios, com o mercado em geral – mas não especificamente a ser empresário. Eu descobri através da minha participação um espírito criativo que eu não sabia que era tão presente em mim”, diz o jovem que atuou na diretoria de produção da Vinculum. Segundo Holga Emanuela, também participante, o conhecimento adquirido se estende para outros contextos da vida: “Estimula em nós o espírito empreendedor e nos faz compreender como a capacidade de empreender pode ser aplicada em qualquer coisa e em qualquer lugar, tanto dentro de sala de aula como também em qualquer campo profissional. O Programa Miniempresa é um projeto incrível e eu fico muito feliz que o CEV tenha possibilitado a experiência, até porque o projeto não existe sem a participação das escolas”. Com sucesso nas vendas, a miniempresa Vinculum segue ativa através da rede social instagram.

 

Fonte: Ascom CEV