CEV Concursos

Blog

Mindset para concursos: aprenda como obter os melhores resultados!

O mindset pode ser entendido como um “mapa” da mentalidade, isto é, a maneira como o cérebro é guiado para ver o mundo e quais são seus paradigmas. Em suma, é a configuração da mente.

Por isso, esses modelos seguidos pela mente são essenciais para definir certos pensamentos e como você lê as situações que acontecem ao seu redor. Dessa forma, reconfigurar o modelo mental para os estudos pode ajudar a alcançar determinados objetivos, pois a maneira como pensamos, seja ela negativa ou positiva, tem influência nos resultados obtidos.

Pensando nisso, neste post abordaremos alguns pontos que vão ajudar a utilizar o mindset para concursos. Acompanhe!

Por que utilizar o mindset para concursos?

A forma como pensamos e enxergamos o mundo ao nosso redor pode influenciar o sucesso ou insucesso das metas a serem alcançadas. Isso porque várias vezes o sentimento de incapacidade diante uma situação difícil pode provocar bloqueios mentais que levam a uma interpretação de inferioridade ou de inutilidade.

Por isso que trabalhar o mindset para estudar para concursos é tão importante, justamente por dar a capacidade de eliminar condutas que não são capazes de acrescentar aspectos positivos ao desenvolvimento, deixando de lado as coisas que serão prejudiciais para obter o foco necessário.

Mindset fixo x Mindset expandido: quais são as diferenças?

Antes de saber como é possível alterar o mindset, faz-se necessário entender por que algumas pessoas estão sempre se sentindo fracassadas perante algum insucesso e outras encontram-se em constante mudança, a fim de alcançar a organização para a obtenção de resultados.

Tal fato se deve às diferenças existentes entre mindset fixo e o expandido. Observe:

Mindset Fixo

Você já ouviu falar na “síndrome de Gabriela”? Esse termo coloquial está relacionado àquela frase popularmente conhecida que diz: “eu nasci assim, cresci assim, vou morrer assim”. Este é, basicamente, o mindset fixo, que se refere à mentalidade daquelas pessoas que pensam que nunca vão mudar e não saem da zona de conforto, mesmo sabendo que tal atitude ou pensamento não é benéfico.

Sendo assim, nesse modelo de mindset as pessoas tendem a considerar que suas características como inteligência e modo de lidar com os problemas não são suficientes para alcançar o objetivo.

Por isso, quando o assunto é alguma prova importante, por mais que o indivíduo estude e esteja preparado intelectualmente, não é o suficiente, pois estará preso à mentalidade de incapacidade.

Dessa forma, o mindset fixo faz com que as pessoas ignorem os desafios ou se percam neles, pois não os consideram como uma forma de crescimento e experiência de vida.

Mindset Expandido

Ao contrário do anterior, no mindset expandido o cérebro cria a capacidade de lidar melhor com problemas e desafios, se tornando apto a adquirir experiência com os erros e usá-los para o crescimento. Sendo assim, o cérebro das pessoas que buscam se desenvolver está em constante aprendizado.

Portanto, ao alimentar os pensamentos positivos e olhar para os desafios como problemas capazes de serem superados, é possível elevar a produtividade a fim de crescer, seja nos estudos ou diante qualquer outro empecilho.

Quem tem esse tipo de mindset não se acomoda perante os obstáculos e está sempre buscando superar os medos, o que a torna mais adaptável aos contratempos sem que eles se tornem fraquezas. Então, nos momentos de tensão e ansiedade antes e durante as provas, ele pode auxiliar para que não haja perda da motivação, fazendo com que a dedicação permaneça.

Como é possível redefinir o mindset?

A redefinição do mindset é de extrema importância para se alcançar os objetivos e de fato conseguir passar em um concurso. Dessa maneira, podemos citar alguns passos de como isso pode ser feito para garantir os melhores resultados.

1. Defina os objetivos de maneira clara

O primeiro passo para conseguir configurar a mentalidade de maneira adequada é a definição dos objetivos. Sendo assim, não basta apenas dizer “eu quero a aprovação”, é preciso deixar claro para você mesmo por que deseja tanto essa realização, qual o concurso de maior preferência e como atingir tal meta vai proporcionar benefícios.

2. Estabeleça metas

Dando continuidade ao passo anterior, a maneira mais eficiente de atingir o objetivo seria estabelecendo suas metas.

Tal fato envolve colocar a si mesmo o quanto você vai estudar e como estará preparado ao final do processo. Sendo que, as metas podem também ser estabelecidas para atingir objetivos a longo prazo, como: comprar uma casa, um carro, ter estabilidade financeira e etc.

3. Crie hábitos de planejamento

Após estabelecer as metas, é preciso se organizar a fim de conseguir cumpri-las, por isso o planejamento é tão importante. Neste processo, é fundamental criar hábitos que ajudem a se planejar, como ter uma agenda que ajude a separar os momentos de lazer dos de preparação para as provas.

Além disso, com o planejamento é possível distribuir adequadamente o tempo gasto naquilo que se tem maior dificuldade, ajudando o cérebro a se direcionar às inúmeras possibilidades de resolver um problema, sem perder a concentração nos estudos.

4. Aperfeiçoe a visão estratégica

Mudar o modo de pensar também inclui aperfeiçoar a visão estratégica, isto é, se adaptar às dificuldades escolhendo a melhor estratégia para alcançar os objetivos. Sendo assim, isto inclui não estagnar e não manter-se na zona de conforto, criando soluções palpáveis de acordo com cada situação.

5. Mantenha-se positivo

Por fim, para redefinir o mindset e adequá-lo às metas, é necessário alimentar os pensamentos positivos e ter em mente que é possível fazer de tudo quando acreditamos em nossas capacidades.

Pensamentos positivos não são somente idealizações, mas também maneiras de ajudar-nos a agir em prol de nossos anseios.

Por isso, além de manter a mente alinhada com pensamentos de desenvolvimento, é preciso agir. Afinal, utilizar a reconfiguração do mindset para concursos vai funcionar, principalmente, aliado às capacidades de esforço e motivação. Desse modo, estudar, saber se organizar e enxergar além das dificuldades pode fazer você obter os melhores resultados.

Agora que já sabe como utilizar o mindset para aprimorar suas habilidades em concursos, confira mais um de nossos posts e saiba também como usar o ciclo de estudos para se aperfeiçoar ainda mais!