CEV Concursos

Blog

Como ter foco na vida para conquistar a realidade que você deseja?!

Você conhece alguém que quer muito mudar de vida, de emprego ou de situação, mas não sabe o que fazer? Talvez tenha ouvido falar em pessoas que até sabem qual caminho seguir para alcançar um objetivo na vida, mas não conseguem ter disciplina para percorrê-lo, não é mesmo?

Por que isso acontece? Pense comigo, o que faz a pessoa saber o que deseja, mas não conseguir a energia e a organização necessárias para realizar?

Vou te explicar, brevemente, o que acontece com nossa mente e que influencia nosso jeito de agir; desde os primórdios da humanidade, a mente tem uma programação natural de proteção, que faz com que a gente fuja rápido da dor e se aproxime rápido do prazer. É por isso que, para muitas pessoas, é mais fácil dizer “não” para aquilo que gera esforço e, dizer “sim” para o que se pode fazer sem tanta dedicação.

Diariamente, atendo pessoas que começam a pôr em prática atividades que há tempos planejaram realizar, mas desistem no meio do caminho por falta de foco e clareza quanto aos próximos passos. Toda semana, pessoas me procuram com esses mesmos questionamentos citados acima e, como tenho observado progresso, na busca e realização dos objetivos, com um método simples de ajuste de mentalidade e atitudes, compartilho com você dicas e estratégias que o ajudarão a manter-se focado e disciplinado na direção dos seus objetivos.

Antes de tudo, é importante saber que ter um foco na vida é visualizar ou projetar a sua vida para uma realidade que você deseja conquistar, seja passar em um concurso, alavancar a carreira, abrir uma empresa, casar, fazer a viagem dos sonhos; em fim, o seu foco é a direção para o alcance da sua realização e satisfação pessoal.

Concordo com Tony Robbins, famoso escritor e treinador pessoal na Califórnia (EUA), quando menciona em um de seus livros, que são nossas decisões que guiam nosso destino. Destaco abaixo dicas de decisões importantes que devemos tomar em relação ao foco:

1 - Decida sobre o que focalizar.

Busque na mente e, se fizer sentido para você, comece a materializar o foco. Escreva com riqueza de detalhes o que, de fato, você deseja ser, fazer e ter. Imagine-se vivendo após alcançar seu objetivo. Quando você define com clareza aonde quer chegar fica mais fácil escolher o caminho a seguir.

2 - Decida sobre o que as coisas significam para você.

Focalize seu objetivo com motivação, buscando a razão que faz você querer conquistar algo. Por exemplo, responda a si mesmo “porque deseja passar no concurso”, “qual a intenção por trás do desejo de abrir uma empresa”, “porque será bom fazer um intercâmbio”. Proponho o exercício de dar significado às suas escolhas e ter paixão pela vida que quer ter daqui a dois, cinco ou dez anos. É isto que faz a pessoa acordar motivada a agir e fazer o que precisa ser feito para produzir os resultados que deseja

3 - Decida sobre o que fazer.

Depois que você definiu o que quer e tem razões fortes para buscar, é hora de desenvolver o plano de ação e trabalhar estabelecendo metas e prazos. Desenvolva o hábito de usar agenda para fazer seu check list do dia, da semana e/ou do mês, traçando metas de curto, médio e longo prazo. Lembre que suas ações devem direcionar seus passos para mais perto da realização do seu objetivo.

Manter as ações e continuar, com dedicação, no cumprimento de metas diárias é um desafio que todos enfrentam e é, exatamente, este ponto que diferencia os vencedores daqueles que fracassam. A procrastinação – hábito de deixar para depois – é o que leva, também, a pessoa a romper o planejamento, diminuir a produtividade e ser menos dedicada.

Como funciona muito bem com os clientes que tenho acompanhado, afirmo que para você se tornar mais produtivo e dedicado, além de continuar alinhado às decisões que direcionam o foco, são necessárias três estratégias importantes:

  • Estabeleça blocos de tempo para cada tarefa ou atividade que realizará ao longo do dia. 
  • Organize o ambiente de estudo ou trabalho de modo que suas atividades sejam sustentáveis a ponto de uma tarefa facilitar a outra subsequente.
  • Comemore e trabalhe com recompensas ao cumprir as metas estabelecidas; ao comemorar e se dar um presente você estimula a atividade de um neurotransmissor, chamado dopamina, que age estimulando o foco, a motivação e a vontade de superação, que te dá ânimo para buscar mais!

Finalizo dizendo que a importância que o foco de cada pessoa tem para sua vida é o que mantém esta pessoa dedicada ao seu processo. Abrir-se à reprogramação da mente, tomar decisões conscientes, dizer “não” para situações que desviam do foco e praticar estratégias simples, como as dicas que te dei agora, farão você perceber na prática que é capaz de produzir resultados extraordinários!