CEV Concursos

Blog

5 dicas para conciliar o trabalho e estudos na área da saúde

Seja na área da saúde, seja em qualquer outra, só quem tenta conciliar o trabalho e estudos é que sabe de verdade o quanto isso pode ser desafiador.

Essa jornada dupla de atividades exige dos seus adeptos bastante responsabilidade, compromisso e força de vontade. Não é uma tarefa fácil, porém essa é a realidade de muitas pessoas que desejam alcançar o sonho de passar em um concurso público. 

Se você faz parte desse grupo de pessoas e também tem dificuldades em conciliar o trabalho e estudos, confira agora cinco dicas importantes para conseguir se organizar melhor!

Estabeleça o seu horário de estudo

Uma das coisas mais importantes para quem está estudando para concurso é ter bem definidos os seus horários de estudo. Não adianta achar que vai estudar em todo momento livre que tiver porque, se isso não estiver organizado, você nunca encontrará esse tal horário livre. 

Portanto, mapeie a sua rotina e os seus afazeres, definindo algumas horas específicas somente para o estudo, nem que seja só no final de semana. O mais importante é que você defina algo que realmente conseguirá seguir, para não se frustrar mais à frente.2

Separe um tempo para o lazer

Não deixe de separar, nessa sua organização da rotina, um tempo para o lazer: ficar com a família, brincar com os filhos, fazer uma atividade física. Muitas vezes, na vontade inicial de dar o máximo de si, acaba-se esquecendo de ter momentos para descansar. 

Portanto, considere essas pausas também no seu planejamento. Elas vão revigorar as suas forças e poderão evitar problemas de saúde, como estresse ou fadiga mental.

Não sacrifique o seu sono

Quem concilia trabalho e estudos sabe que o tempo costuma ser escasso, porém não caia na falácia de sacrificar o seu sono em prol do estudo. Além de os seus estudos renderem menos pela falta de concentração, a falta de sono também pode afetar a sua memória.

Esse conselho é especialmente importante para as pessoas que trabalham na área da saúde, já que por conta de plantões, que são comuns nessa área de atuação, costumam ter o sono desregulado.

Faça um plano de estudos

Essa talvez seja uma das coisas mais importantes para você fazer se quiser realmente conciliar o trabalho  e estudos, porque somente dessa maneira conseguirá ter noção do seu rendimento nos estudos, se está atrasado ou em dia com o conteúdo, em relação à prova.

Além disso, esse é o melhor jeito de conseguir organizar o conteúdo a ser estudado ao longo da semana, dando mais ênfase nas matérias em que tiver mais dificuldades. 

Para fazer isso, anote todos os conteúdos que você precisa estudar e divida-os ao longo dos horários que estabeleceu para estudo. Estabeleça metas e datas limites para finalizá-los, a fim de acompanhar o seu rendimento.

Confie no processo

Seguindo todos os passos anteriores você consegue criar um excelente ambiente para desenvolver os seus estudos. É um processo que direciona para o sucesso. Porém, pode haver momentos em que faltará motivação e pensará em largar tudo.

Nesses momentos de desânimo, o mais importante é não se deixar abater e confiar no processo que você estabeleceu. As decisões tomadas em situações de abatimento ou cansaço não costumam ser as melhores, portanto o melhor é confiar naquilo que você decidiu quando ainda estava com a vontade a todo vapor.