CEV Colégio

Acontece no CEV

VI Feira Científica do CEV Colégio:conhecimento, integração e diversão

Realidade virtual aumentada, jogos interativos, magnetismo, sistema planetário, sistema digestório humano, análise de reações químicas, clássicos da literatura, cultura indígena foram alguns dos temas abordados e projetos participantes na VI Feira Científica do CEV Colégio, que aconteceu no final de setembro. Ao todo, foram explanados 29 projetos na Unidade Frei Serafim e 19 na Unidade Kennedy.

A Feira funciona como atividade extracurricular que busca despertar o interesse dos estudantes em executar na prática assuntos que foram abordados na teoria dentro da sala de aula. Os professores das disciplinas orientam esses, que, pautados por conteúdos estudados no decorrer do ano letivo, desenvolvem os projetos durante a preparação da mostra e reproduzem para as outras turmas no dia do evento. Por isso, costuma ser um dia especial tanto para os alunos do 6º ano do Fundamental ao 2º ano do Ensino Médio – que demonstram bastante intimidade com o conteúdo de seus respectivos trabalhos– quanto para os alunos do 3° ano – que têm a oportunidade de visitar as salas em que cada experimento é apresentado.

Durante as apresentações, alguns critérios – como domínio do tema, envolvimento da equipe e organização – são avaliados por uma comissão formada por professores e coordenadores, responsáveis por selecionar os três melhores projetos para premiação com medalhas. Além disso, também é eleito um projeto campeão através de votação dos alunos.

Esse ano, como resultado final da Feira na Unidade Frei Serafim, o 3º lugar foi conquistado pelo projeto “O poder da Coca-Cola (2º ano EM)”; o 2° lugar foi garantido pelo projeto “Sistema Planetário (1º ano EM)”; o 1°lugar pelo projeto “Química na Cultura Indígena (9º ano EF)” e o projeto campeão na votação dos alunos foi o “Reações com compostos orgânicos (2º ano EM)”. Já na Unidade Kennedy, o 3° lugar foi conquistado pelo projeto “Holograma (8º ano)”; o 2°lugar pelo projeto “Matemática e seus mistérios (Nivelamento)”; o 1° lugar pelo projeto “O que faz o avião voar (9º ano EF)” e o projeto campeão na votação dos alunos foi o “Holograma (8º ano EF)”.

Segundo a coordenação, as medalhas serão entregues na próxima semana.