Acontece no CEV - SOEP: acompanhamento psicológico aumenta rendimento dos estudantes CEV Colégio

CEV Colégio

Acontece no CEV

SOEP: acompanhamento psicológico aumenta rendimento dos estudantes

Criado no ano de 2011, o Serviço de Orientação Educacional e Psicológica – SOEP, do CEV Colégio tem ajudado inúmeros estudantes através de suas atividades. Em todas as unidades, a equipe de psicólogas trabalha ações que visam, além de apoio psicológico, uma orientação profissional e, apoio ao desenvolvimento do sistema de relações na comunidade escolar.

Os psicólogos educacionais desenvolvem seu trabalho em conjunto com os educadores de forma a tornar o processo de aprendizagem mais efetivo e significativo para o educando, principalmente no que diz respeito à motivação e às dificuldades de aprendizagem, focam sua atenção nas necessidades da criança na escola, no desenvolvimento das capacidades e nas dificuldades de aprendizagem, como no caso da desordem por déficit de atenção, hiperatividade, problemas emocionais, problemas comportamentais etc. Listamos, abaixo, algumas das atividades realizadas pelo SOEP e que auxiliam no dia a dia dos estudantes.

ACONSELHAMENTO PSICOLÓGICO

Realizado na sala do SOEP, o aconselhamento tem como intuito orientar e promover o desenvolvimento pessoal e a solução de problemas para o estudante. Direcionada a aprendentes e pais de todos os segmentos (infantil, fundamental I e II e ensino médio), professores da instituição e profissionais que realizam acompanhamentos sistemáticos de alguns alunos (fonoaudiólogo, psicólogo clínico, psicopedagogo, dentre outros), a ação é realizada durante todo o ano.

GRUPO DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

Desenvolver trabalhos de Orientação Profissional e Vocacional com os alunos, informando aos alunos sobre as profissões (atuação, mercado de trabalho e etc.) para assim facilitar a futura escolha profissional. O projeto é desenvolvido uma vez na semana com estudantes do 2º e do 3º ano do Ensino Médio. Os encontros contam com dinâmicas, além de palestras e bate papos. Com a aproximação do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem e dos vestibulares são realizadas atividades de relaxamento para trabalhar também a ansiedade com os alunos.

PAINEL DAS PROFISSÕES

Levar os jovens a conhecer um maior número de profissões, o que é, e o que fazem os diferentes profissionais, despertar nos jovens a curiosidade sobre as diversas profissões são alguns dos objetivos do Painel de Profissões.  As palestras são interativas e contam com profissionais de diversas áreas, com demonstrações práticas, uso de recursos audiovisuais, entre outros. Em 2019, o Painel será realizado nos dias 17 e 18 de maio para estudantes do 3º ano do Ensino Médio.

Logo após a realização do Painel, o setor de psicologia faz ainda a aplicação do teste vocacional, reforçando áreas de interesse dos alunos e ajudando no processo de escolha da profissão.

PROJETO CONVIVER

Visando a formação de verdadeiros cidadãos, e não apenas o desenvolvimento intelectual dos seus estudantes, o CEV iniciou em 2018, uma série de atividades relacionadas a sua mais nova e promissora proposta para o ensino: o Projeto Conviver. Aprendentes do Infantil III ao 3º ano do Ensino Médio têm mais facilidade para adquirirem habilidades socioemocionais, ficando mais preparados para os desafios da vida e do cotidiano, ao mesmo tempo em que vão absorvendo as necessárias noções acerca de temas como consciência social e resiliência.

Toda semana conta com um momento de convivência, nos quais são abordados muitos temas importantes relacionados ao dia-a-dia dos estudantes. Esses debates facilitam a busca pelas soluções dos conflitos que são muito comuns na infância e na adolescência.

Espera-se que ao final do ano os alunos possam ter desenvolvido suas habilidades emocionais, desenvolvendo sua saúde psíquica e, consequentemente inter-relacionando melhor com seus amigos e familiares na sua vida cotidiana.