Acontece no CEV - #OCEVTEM: Grande encontro pedagógico visando um 2019 repleto de conquistas. Fique por dentro! CEV Colégio

CEV Colégio

Acontece no CEV

#OCEVTEM: Grande encontro pedagógico visando um 2019 repleto de conquistas. Fique por dentro!

Ano novo. Vida nova. Esperanças e entusiasmo renovados. Esses foram dois dos pontos mais abordados pelo professor Nazareno Fonteles na fala de abertura do encontro pedagógico do CEV de 2019 (evento que envolve todas as instâncias de ensino da instituição: desde os professores e coordenadores até os próprios diretores). O evento aconteceu na última sexta, 18, no Espaço CEV da Unidade Kennedy.

Segundo ele, todos que, em algum nível, são responsáveis pela transmissão de conhecimentos precisam estar atentos a todas as realidades que os cercam, bem como achar maneiras de manter o que ele chamou de “energia interior” sempre acesa, fortalecida: “Cada um tem uma forma de descobrir a fonte da qual provém seu entusiasmo. E, até mesmo levando em conta minha própria experiência, a renovação constante da esperança e do entusiasmo pelo que se faz é o único caminho para quem almeja a felicidade no dia-a-dia, seja no seu âmbito pessoal, seja no âmbito profissional”, disse.

Nesse sentido, a busca pela evolução dos conhecimentos, que, mais tarde, serão repassados para os estudantes, representa outra frente que precisa ser bastante trabalhada: “A realidade é emergente. Nada é cem por cento determinado pelo que conhecemos. O que vemos, na verdade, são partes. Então, a gente precisa contemplar o todo que a gente faz, porque, quanto às partes, nós, geralmente, estamos bem atentos. Nós estamos sempre tendo a oportunidade de crescermos em alguma direção”, acrescentou.

Desenvolvimento Contínuo

Pedro Neto e Neto Ceará, por suas vezes, falaram a respeito da necessidade de se buscar constantemente a eficiência e a inovação em todas as atividades que forem desempenhadas por todos que compõem o grupo, em suas mais diversas frentes. “Tudo que fizermos ao longo da nossa estadia enquanto profissionais da escola precisa estar focado em resultados”, disse Neto Ceará. A ideia é que, através do fortalecimento dessa postura profissional, o CEV possa se tornar o grupo educacional que mais cresce, não apenas em nível de Nordeste, mas, em nível nacional. Nesse sentido, 2019 já começou bastante promissor tendo em vista os mais de 1200 novos alunos que chegaram à instituição, além, claro, do aprimoramento do Sistema CEV de Ensino e do CEV Ativo, pontos de maior destaque das falas dos professores.

Sistema CEV de Ensino e CEV Ativo

O Sistema CEV de Ensino contempla alunos do Infantil II até o pré vestibular com livros didáticos próprios ricamente ilustrados, repletos de curiosidades, sugestões de pesquisas, grande quantidade de questões propostas para todas as disciplinas (classificadas por nível de dificuldade e desafios) e questões comentadas, sendo tudo isso supervisionado pela melhor equipe de professores do estado, a do CEV. Entretanto, a busca constante pela excelência (há pouco mencionada) pode resultar em mudanças no intuito de que todo material fique ainda melhor:  “Estamos num processo de adaptação (com relação aos livros didáticos próprios e aos quizzes interativos). Toda e qualquer alteração que seja necessária será feita”, garantiu Pedro, que acrescentou: “Nenhuma outra escola foi tão ousada como a nossa, ainda mais se levarmos em conta o curto intervalo de tempo do qual nos utilizamos para concretizar todo projeto”.

Já o CEV Ativo é uma plataforma de aprendizagem que promoverá uma aprendizagem mais ativa dos nossos estudantes através de ferramentas tecnológicas, com destaque para os quizzes obrigatórios a serem aplicados aos finais de todas as aulas (havendo uso obrigatório de tablet para estudantes do 6º até o 3º ano do ensino médio).

Como funciona essa inovação no modo de aprender?

Seis questões serão selecionadas por aula. Destas, 3 serão escolhidas para compor o quizz interativo. O sistema automatizado garantirá que cada aluno desenvolva um conjunto diferente de questões, sendo possível para o professor acompanhar tudo que será feito pelos alunos em tempo real.

Assim, o aprendente CEV receberá diariamente um relatório por meio do qual poderá verificar suas maiores carências e, então, encontrar maior facilidade para solucioná-las. Relatórios mensais também serão enviados.

Saiba mais

O CEV Ativo também foi abordado por Rafael Fonteles, presidente do Grupo. Segundo ele, a ideia é que essa novidade ajude ainda mais a instituição a se consolidar como uma referência do segmento educacional no Brasil (feito esse já bem encaminhado depois do posto de 5ª melhor escola do país conseguido no Ranking ENEM 2017).

Através do CEV Ativo, as aulas poderão ser melhor planejadas, melhor dimensionadas, e, consequentemente, melhor executadas. A plataforma irá ofertar um robusto banco de questões, livros digitais com videoaulas e outros vídeos visando todos os capítulos; haverá uma plataforma adaptativa (para tarefas de casa) e diversos aplicativos gratuitos no intuito de que seja potencializada a aprendizagem de diversos componentes curriculares.

Antes de Rafael, o professor Alex Romero falou sobre BNCC, ao passo que o professor Abraão e  Wellina Nolleto dissertaram a respeito do dia-a-dia vivenciado na instituição.