Acontece no CEV - Inova CEV: vem aí a Feira do Conhecimento e Tecnologia do CEV Colégio CEV Colégio

CEV Colégio

Acontece no CEV

Inova CEV: vem aí a Feira do Conhecimento e Tecnologia do CEV Colégio

Mudar a realidade em que vivemos através de projetos que possibilitem uma convivência mais saudável com o meio social e ambiental. Esse é o principal intuito do CEV Colégio ao transformar sua tradicional feira científica em Feira do Conhecimento e Tecnologia. Poderão participar da feira, aprendentes do ensino fundamental II (do 6º ao 9º ano) e do ensino médio (1º e 2º anos). As inscrições já estão abertas e os projetos devem ser inscritos pela internet através do cev.bz/inovacev2018 até o dia 10 de setembro.

“O ambiente escolar deve estar sempre estimulando o pensamento e dando ao aluno a oportunidade de se colocar ativamente perante os grandes desafios que hoje enfrentamos. É com esse pensamento que o CEV Colégio lança aos seus alunos a Inova CEV, que este ano vem trazendo uma proposta disruptiva. Primeiramente eles irão identificar um problema na escola, em suas casas ou na cidade. Após essa identificação eles irão propor e implementar estratégias para a solução ou minimização desses problemas, registrando passo a passo suas ideias, medindo o impacto dessas ações para posteriormente apresentarem em um evento que irá desenvolver a oratória, habilidade muito valorizada em qualquer profissão do presente e do futuro”, afirma o diretor pedagógico e um dos organizadores da Inova CEV, Pedro Netto.

Para participar, os estudantes devem formar grupos (ver regulamento no link abaixo) e fazer identificação do “problema”. As propostas de melhorias podem abordar grandes temas como: trânsito, uso racional da energia, lixo e reciclagem, qualidade de vida, acessibilidade e economia de água, entre outros. Ainda na fase inicial, o grupo deve escolher um tutor responsável que terá a função de dar suporte técnico e de conhecimento ao grupo, acompanhando todas as fases do projeto.

“A Inova CEV traz, portanto, uma novidade para este tipo de evento, fugindo dos tradicionais modelos de feira nas quais alunos apenas copiam trabalhos da internet e reproduzem em uma apresentação decorada”, frisa o diretor.

Os projetos passarão por uma avaliação, que terá duas etapas: a primeira deve acontecer de 17 a 30 de setembro, em sala de aula nas respectivas unidades dos grupos participantes. Os seis projetos escolhidos na primeira etapa passarão, posteriormente, por uma avaliação final em evento a ser realizado no Espaço CEV, na unidade Kennedy, a partir das 18h, nos dias 25 e 26 de outubro.

Outra grande novidade da Inova CEV é que o público presente também poderá participar da avaliação, votando nos projetos escolhidos por meio de um aplicativo em seus smartphones.

Na primeira etapa, os grupos serão premiados por categorias e avaliados segundo os seguintes critérios: criatividade, impacto e alcance social, inovação na solução, promoção e divulgação. Haverá ainda uma premiação final (segunda etapa). Os prêmios tanto de categorias quanto às premiações finais serão definidos pela Comissão Organizadora.