CEV Colégio

Acontece no CEV

Grupos de Convivência iniciam atividades e despertam temas de interesse dos educandos

Os Grupos de Convivência promovem momentos para os alunos discutirem temas que regem a atualidade e a juventude

Relacionamentos, preconceito, bullying, hábitos financeiros, diversidade, entre outros assuntos, despertam a curiosidade, dúvidas e interesse em adolescentes e jovens. Tradição nas unidades do Grupo CEV Educacional, os Grupos de Convivência direcionados pelo Serviço de Orientação Educacional e Psicológica (SOEP), têm como intuito discutir esses temas, além de oportunizar a abordagem de outras temáticas e vivências dos educandos. 

No início deste mês, as unidades Frei Serafim, Kennedy e Centro/Sul iniciaram as atividades dos Grupos de Convivência, que são dedicados para alunos do 9° ano do Ensino Fundamental ao 2° ano do Ensino Médio e já estão proporcionando excelentes resultados e experiências para os alunos.   

Nessas primeiras atividades, os educandos realizaram dinâmicas e já demonstraram interesse em discutir sobre temas bem atuais, como empoderamento feminino, feminicídio, namoro, preconceito e valorização da vida. Segundo a psicóloga escolar da Unidade CEV Frei Serafim, Samyra de Castro Nery, os Grupos representam momentos de acolhimento e de aproximação com os alunos.“Os Grupos favorecem a integração entre os alunos e proporcionam o diálogo sobre temáticas que sejam do interesse dos alunos e também da comunidade escolar”, afirmou a psicóloga. 

Observando os resultados, a coordenadora de disciplina e rendimento da Unidade CEV Sul, Alcina Benício, disse que os alunos se empolgam quando chega o dia das atividades. “Observo e noto que os alunos se empolgam quando chega o dia do Grupo de Convivência, pois eles já querem se encontrar com outros colegas e discutirem vivências e experiências que aconteceram durante a semana. Já que no dia a dia, eles não têm a oportunidade de ter uma conversa mais profunda. E nesses Grupos, eles têm de forma significativa”, destacou a coordenadora. 

Alcina destaca que os Grupos de Convivência representam o papel do Grupo CEV Educacional em humanizar espaços de diálogo para os educandos. “Esses Grupos permitem que os alunos aprendam novos valores e troquem experiências com colegas de séries diferentes. São momentos ímpares e edificantes para cada um”, acrescentou. 

Apesar dos Grupos de Convivência serem orientados pela equipe de psicólogas e estagiárias de Psicologia são os próprios alunos que protagonizam e  trazem os assuntos para serem abordados nesses espaços.  E são os próprios educandos que acreditam que saem mais edificados, maduros e fortes após cada atividade.