CEV Colégio

Acontece no CEV

Estudantes do CEV Colégio celebram a Primeira Eucaristia

A manhã do último sábado (16) foi de muita emoção para os 42 aprendentes do CEV Colégio, que, após 1 ano de preparação, realizaram a Primeira Eucaristia. A missa foi celebrada pelo Padre Tony Batista na Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima.  Amigos, professores e familiares puderam participar desse momento de oração e reflexão.

A Eucaristia, também chamada de Comunhão, é uma celebração da Igreja Católica que faz referência à morte e ressurreição de Jesus Cristo, onde seu corpo é simbolizado pela hóstia. Para receber a eucaristia pela primeira vez o adolescente precisa realizar a catequese, que são os encontros onde as pessoas aprendem sobre Deus, a Bíblia e onde é aberta uma reflexão sobre o catolicismo. No CEV, todo o processo de formação das crianças é seguido no formato da Arquidiocese de Teresina e não integra a grade curricular das aulas de ensino religioso, acontecendo assim em encontros semanais com duração de uma hora e meia, onde são ministrados conteúdos adotados pelas paróquias no âmbito da diocese.

“Foi um momento ímpar para as crianças porque passam a sentar-se ao redor da mesa do banquete eucarístico onde Jesus se faz alimento para fortalecê-los na fé e poderem enfrentar as dificuldades, os desafios que o mundo lhes apresentar. A Eucaristia ensina que o amor ultrapassa o individualismo e a acomodação. Coloca-nos em prontidão, alertas na missão de servir, de partilhar e de ser comunhão para os outros.”, afirma o orientador catequista do colégio, Gildemar Paulo da Silva.

Durante a missa também foram arrecadados centenas de alimentos não perecíveis para a Pastoral da Misericórdia (3232-2030/99959-4528), localizada no complexo da Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima, que todos os meses realiza doação de cestas básicas para famílias cadastradas e todos os dias alimenta moradores de rua.