CEV Colégio

Acontece no CEV

Estudantes CEV conquistam 1° lugar na 18ª Feira de Miniempresas da Junior Achievement Piauí

No último final de semana, dias 8 e 9 de setembro, aconteceu a 18° Feira de Miniempresas da Junior Achievement Piauí, na Praça de Eventos do Teresina Shopping. Jovens de 14 a 19 anos de 14 escolas do Piauí participaram, entre esses, estudantes CEV da Unidade Frei Serafim e Kennedy, que se destacaram e conquistaram alguns dos títulos mais importantes do evento. 

A miniempresa Abridor de Ideias (Unidade Frei Serafim), que tinha como produto um abridor de garrafas personalizado, ganhou o 1° lugar de Miniempresa Destaque, 2° lugar Produto Destaque e 3° lugar Top Marketing.  Já a miniempresa Capacious, que tinha como produto uma sacola ajustável, conquistou o 4° lugar de Miniempresa Destaque, 4° lugar Produto Destaque e 4° lugar Top Marketing. Além disso, a Ana Vitória Soares da Silva Miranda (Abridor de Ideias) e o João Odali Soares Filho (Capacious), membros das duas equipe, estão entre os cinco jovens participantes do evento que receberam o certificado “Você faz acontecer no desfio NEXA 2017”.

O projeto miniempresa é uma iniciativa da Junior Achievement que tem o intuito de incentivar jovens do 2° ano do Ensino Médio a aprender sobre empreendedorismo. Desenvolvido ao longo de 15 semanas nas escolas, proporciona um mergulho em uma experiência prática em negócios através da organização e da operação de uma empresa que lança seu produto nos tão ansiosamente aguardados dois dias de evento. Expondo e vendendo para o público que circula no local, os jovens exercitam os conceitos desenvolvidos durante o Programa Miniempresa, testando seu poder de persuasão para convencer os clientes e estimulando o trabalho em equipe.

São muitos os valores estimulados em toda a experiência, que exige responsabilidade e comprometimento de quem participa. O contato com a proposta e com diversas realidades proporciona o desenvolvimento de uma sensibilidade para o mundo e colaboram para impulsionar o senso de protagonismo social. Uma das provas de desafio, por exemplo, propôs a realização de uma campanha de arrecadação de donativos para instituições de caridade. Durante duas semanas os participantes das duas equipes fizeram do CEV ponto para receber doação de ração e produtos de limpeza destinados à APIPA - Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais ((86) 98846-8020) –, ONG sediada em Teresina que atualmente cuida de quase 400 animais disponíveis para adoção e sempre necessita de apoio com recursos para mantê-los.

Os benefícios adquiridos estão à de nível coletivo e também individual, como conta a Ana Clara Soares (2°C), membro da equipe campeã: “A vivência foi bem positiva para todos nós. Para além do aprendizado de como montar e administrar uma empresa, a gente aprendeu a se relacionar melhor e em circunstâncias incomuns, e também foi estimulado a enfrentar dificuldades particulares, como o medo de falar em público, através de desafios propostos”.