CEV Colégio

Acontece no CEV

Equipe Tieta vence a V Gincana CEV

“Sociedade – Igualdade de direitos e respeito às diferenças” foi o tema proposto pela comissão organizadora da V Gincana do CEV Colégio. A disputa entre as equipes Essentia e Tieta veio movimentando nos últimos meses os alunos do 4º ano do Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, além de pais, professores e colaboradores da escola. Na noite de hoje (7), depois de um dia inteiro de provas que esquentaram a quadra do CEV Kennedy, a Tieta conquistou o campeonato.

As provas artísticas que se sucederam no período da tarde e adentraram a noite foram determinantes para a competição que andava bastante acirrada. Importantes lutas foram citadas e trabalhadas nas mesmas, afinal, são várias as pautas a serem consideradas quando se trata de Direitos Humanos. Uma das provas trouxe como questão a trajetória feminina pela conquista de direitos, onde ambas equipes contextualizaram a partir da perspectiva de combate à violência, que ainda nos dias de hoje, apesar de discutidas com mais frequência na sociedade, acontece sob diversas formas e continuam tão presentes no dia a dia de todas as mulheres. Com narrativas dinâmicas e fortes, transmitiram a principal mensagem: apoiar e reconhecer essa luta é um dever de todos.

As manifestações artísticas são formas originais que os indivíduos encontram para transmitir suas percepções e sentimentos sobre as impressões do mundo, inclusive, sobre os problemas existentes nesse. Considerando isso, alguns ícones da música brasileira foram representados na Gincana. Entre esses, a banda Legião Urbana, surgida nos anos 80 no Brasil, ainda marcados pelo autoritarismo da ditadura militar, que influenciou gerações pelas letras que criticavam abertamente as opressões vivenciadas no período e que continuam também tão atuais. Para homenagear a banda, cada equipe concorreu na prova interpretando uma música que, tamanho o sucesso que é, coincidentemente, foi escolhida pelas duas: “Índios”.

A última prova artística veio trazendo a reflexão sobre como cada um de nós pode contribuir de alguma forma para a construção de uma sociedade que respeite as diferenças e garanta a todos seus direitos. As equipes trouxeram em seus discursos ideias de construção social que tornam possível essa sociedade ideal.

A animação, a originalidade, o envolvimento e a organização geral da torcida também contaram pontos, assim como a decoração do Ginásio. Para melhor compreensão do que foi utilizado nessa, um representante de cada equipe foi responsável pela apresentação e pela explicação dos elementos que ornavam cada lado de arquibancada.

A diversão tomou de conta das arquibancadas também durante a Batalha de Ritmos, quando estudantes, ex-estudantes e pais competiram mostrando bastante gingado, assim como na prova Pop Star, onde integrantes das duas equipes dublaram artistas e reproduziram coreografias populares. Por fim, um dos momentos mais esperados: a apresentação dos escolhidos por cada equipe para os títulos de Garota, Garoto, Miss e Mister CEV 2017.

A Gincana Cultural CEV é um dos eventos mais especiais do calendário escolar, pois significa não apenas a realização de uma simples competição, mas sim representa um momento de integração e união de todos aqueles que participam. Acontecendo, tradicionalmente, no dia 7 de setembro, ela é pensada com bastante antecedência e aguardada com muita ansiedade pelos estudantes e ex-estudantes CEV que se mobilizam, montam equipes e organizam a execução das provas.