Acontece no CEV - Cinco vezes nota 1000 no Enem, CEV é referência no ensino de Redação para o Exame CEV Colégio

CEV Colégio

Acontece no CEV

Cinco vezes nota 1000 no Enem, CEV é referência no ensino de Redação para o Exame

Entre os 5 milhões de inscritos em todo o país, apenas 55 estudantes alcançaram a nota 1000 na redação do Enem 2018. Desses, João Victor Amorim e Mariana Oliveira, ambos estudantes do CEV, foram os únicos piauienses a fazer parte da lista. A dobradinha não foi nenhuma surpresa para nossa equipe de professores, que comemora desde o ano de 2013 a excelente participação de nossos estudantes no certame.

Preparação e confiança

Apesar da confiança em uma boa nota, Mariana não imaginou que faria a pontuação máxima. Segundo a estudante, o tema “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet” foi inesperado: “eu tive que ler duas vezes o enunciado, com muita calma, para ter certeza de que seguiria bem a proposta”. frisa.

Sobre a colaboração do método CEV em sua nota, Mariana afirma que a excelente equipe de professores e a disposição em estar sempre tirando as dúvidas dos alunos foi fundamental para o seu resultado. Opinião compartilhada também por João Victor, que também conquistou a nota mil e foi estudante CEV desde o 9º ano. “O CEV foi bastante importante pra mim durante todo o período de preparação. O ensino “puxado” e o poio dos professores foi muito importante.

Para os que sonham em conquistar a mesma pontuação, Mariana deixa a dica: “É preciso muito treino, ter aquela noção de fazer e refazer quantas vezes forem necessárias, saber se utilizar de todo auxílio que os professores podem dar. Além disso, estar sempre muito atento às atualidades e ter muita atenção com as palavras-chaves”.   

Curso de Redação e excelência do método CEV

O Grupo Educacional CEV, há anos, oferece uma metodologia de excelência no ensino de redação, que consiste na aplicação de um método, criado pela professora e coordenadora de redação do Ensino Médio, Patrícia Lima, denominado “Plano Textual”. Tal metodologia é composta de passos que o aluno deve seguir para produzir uma redação que contemple as competências exigidas pelo Enem. “Esse método está presente no livro, elaborado em parceria com uma editora do Rio de Janeiro e os professores de redação do nosso sistema”, afirma a coordenadora.

Além disso, os alunos possuem uma carga-horária que contempla aulas destinadas à teoria do texto e à escritura e reescritura de textos sobre assuntos que poderão ser cobrados no Enem, assim como em outros exames. “A aplicação de proposta de redação em simulados é uma outra ferramenta que contribui para a excelência na elaboração de redação. A interdisciplinaridade entre Filosofia, Sociologia, História, Literatura, aulas de atualidades e de redação é fundamental para que o estudante adquira ainda mais repertório sociocultural produtivo e estratégias argumentativas para a defesa de sua tese”, completa Patrícia.

Pentacampeonato

O CEV também oferece curso de redação composto por quatro professores em sala de aula que atuam de maneira interdisciplinar para alunos que desejam aprimorar o texto. Fator importante para que nossos alunos atingissem notas  máximas (1000 pontos) em 2013, 2015, 2016, 2017 e, em 2018, duas notas mil, comprovando assim a excelência na composição de um texto padrão nota mil.

Veja abaixo a lista com os nomes de nossos feras em redação:

2013 - Janaína Araújo

2015 - Valeria Alves

2016 - Bruno Valcacer

2017 - Isabela Castelo Branco

2018 - Mariana Oliveira e João Victor Amorim

“Tirar uma nota 1.000 em Redação no ENEM é uma vitória fantástica para o aluno e para a escola. O aluno, além de prática em escritura e reescritura, deve ter um vasto repertório sociocultural e um grande conhecimento em atualidades. Esse é o maior diferencial do CEV, pois a escola prima pela obtenção desses conhecimentos pelo estudnte. Suporte, estrutura, excelência docente e discente fizeram do CEV a melhor escola em Linguagens e em Redação do ENEM 2017 no Piauí”, frisa Clemilson Martins, diretor pedagógico CEV.