Acontece no CEV - CEV auxilia seus estudantes na escolha da profissão através do “Grupo de Orientação Profissional”. CEV Colégio

CEV Colégio

Acontece no CEV

CEV auxilia seus estudantes na escolha da profissão através do “Grupo de Orientação Profissional”.

Um dos momentos mais desafiadores na vida de um estudante se refere à descoberta da vocação, à escolha profissional. Muitos aspectos precisam ser levados em conta no intuito de que o futuro almejado pelos jovens seja o mais brilhante e promissor possível. Assim, tudo que pode facilitar o pleno desenvolvimento desse processo é mais do que bem-vindo. E o Colégio CEV, como sempre, segue ofertando apoio irrestrito aos seus aprendentes com uma atenção toda especial voltada também para esse assunto: foi nesse contexto que surgiu o “Grupo de Orientação Profissional”.

A ideia é que os jovens estudantes possam ter uma compreensão melhor não apenas de si mesmos, mas, também, do próprio meio social do qual fazem parte: “ (O Grupo) tem como proposta a construção da cidadania através da mudança da relação do estudante consigo mesmo, com o outro, com os grupos dos quais participa e com o ambiente no qual será inserido, promovendo maior segurança na escolha profissional e administração de suas emoções ao longo deste processo”, explica Lígia Rakel, psicóloga do Colégio CEV (unidade Kennedy).

Público-alvo

Os estudantes do 3º Ano do Colégio CEV representam o público-alvo da iniciativa, cujas atividades (que vão desde dinâmicas de grupo relacionadas à escolha profissional, até atividades de relaxamento) são realizadas todas as segundas-feiras, nos dois intervalos, durante o transcorrer de todo ano letivo. Através do “Grupo de Orientação Profissional” os aprendentes passam, assim, por um método de intervenção que gera autodescoberta e identificação dos seus interesses e habilidades, facilitando o momento da escolha e da elaboração do próprio futuro.

Grande relevância

Quando se aproxima o momento da decisão, os estudantes geralmente são acompanhados por muita ansiedade, apreensão. A partir disso, se vê o tamanho da importância que iniciativas dessa natureza podem vir a ter na vida de cada participante: “A necessidade dessa iniciativa se deu a partir das angústias e dúvidas que os aprendentes vivenciam nesse período escolar a respeito da profissão que deve ser seguida, sendo que, esses componentes, na maioria das vezes, os levam a más escolhas. Nesse sentido, a escola percebeu que os aprendentes precisavam de uma orientação mais assertiva nesse processo a fim de que os mesmos pudessem se tornar mais conscientes e seguros na escolha da profissão”, acrescenta Lígia.  

Outros eventos

Além do “Grupo de Orientação Profissional”, o Colégio CEV desenvolve outras atividades paralelas, nessa mesma linha, tais como a aplicação de teste vocacional (que depois é devolvido para os aprendentes), Painel das Profissões, 15 minutos de vídeos motivacionais nas entradas em sala de aula (quinzenalmente, às terças-feiras) e atividades de relaxamento para que seja trabalhada a questão da ansiedade frente aos vestibulares.