CEV Colégio

Blog

Volta às aulas: como se readaptar à rotina?

As férias são um dos momentos mais esperados por grande parte dos estudantes. De fato, esses dias de descanso, além de merecidos, fazem toda diferença no desempenho escolar e na vida, pois nos permite ganhar novo fôlego para encarar a rotina diária de atividades.

Agosto vem chegando e o dia de retornar a rotina também. É importante se preparar com antecedência para não sofrer com os horários rígidos e com a demora para pegar o ritmo novamente, o que pode culminar em prejuízo no desenvolvimento e nos estudos. Por isso, é necessário o retorno à rotina normal, alguns dias antes do reinício das aulas, para que não seja um fardo acordar mais cedo e tampouco dividir o tempo entre os estudos e outras obrigações extras.

Ainda que as férias de julho configurem pouco tempo, esse período é suficiente para alterar a rotina dos estudantes, principalmente dos adolescentes, que nesse período costumam inverter o dia pela noite, não respeitando quaisquer rotinas ou horários. A proposta para evitar o transtorno é retomar a rotina nos últimos dias de férias, assim o retorno fica mais fácil. Para isso, começar a estudar alguns dias antes, ajuda o corpo e a mente a retomar o ritmo das atividades. A participação dos pais nesse processo de retomada é muito importante, sobretudo se eles dão liberdade para o filho escolher o que quer fazer e se estão presentes ao mesmo tempo. Nesse sentido, ao conversarem com os filhos, vale fazer perguntas mais afetivas do que objetivas, mostrando interesse pelos assuntos dos filhos, contudo, sem aquele estigma de cobrança. Esse contato mais próximo com os filhos aumenta a confiança dos mesmos nos pais e fortalece os laços familiares, permitindo inclusive que os pais sejam apoios em momentos de crises pessoais enfrentados pelos filhos, como desentendimentos com amigos, rompimentos, entre outras situações; orientando, portanto, o filho a focar em si mesmo para atingir os objetivos de vida que almeja. Veja abaixo algumas dicas para pais e filhos sobre como readaptarem – se à rotina escolar:

1 - É importante estar presente e se dedicar aos estudos desde os primeiros dias de aula. Afinal, o 2° semestre costuma passar mais rápido em decorrência das atividades propostas no calendário escolar.

2 – Se você ainda não tem uma agenda para organizar seus compromissos escolares está na hora de providenciar uma. Registre as tarefas de casa, datas para entrega de trabalhos individuais e em grupo, pesquisas, atividades extraclasse e provas. A consulta diária ajuda no aproveitamento do tempo.

3 – Mantenha o horário das aulas em um local de fácil acesso, como por exemplo, na capa do caderno. Antes de ir para a escola, não esqueça os materiais que devem ser levados para as aulas de cada dia.

4 - Estudar apenas na véspera das provas não é uma boa estratégia. Dedique-se de forma contínua e aproveite as aulas para realizar tarefas e trabalhos e eliminar dúvidas.

5 – Notou que ficou com dúvidas mesmo depois da explicação? Não deixe para depois e pergunte ao professor. Colegas que não tiveram dúvidas também podem te ajudar.

6 - Organize o local de estudo em sua casa. Quanto mais tranquilo e silencioso for este local, melhor para sua concentração. TV, rádio, celular não são bons parceiros para estes momentos.

7 - Reserve um horário fixo para fazer suas lições e atividades escolares. O hábito ajuda a estabelecer uma rotina diária de estudos.

8 - Não acumule trabalhos e exercícios e faça-os no mesmo dia em que foram pedidos. Além de ser mais fácil a sua realização em tempo mais próximo das aulas você diminui a chance de esquecimento.

9 – Não se esqueça que avaliações, trabalhos, lições e provas são oportunidades para melhorar o aprendizado. Seu resultado mostra como você está progredindo e quais dificuldades precisam ser superadas.

10 - Finalmente não se esqueça de reservar um tempo diário e semanal para as atividades de lazer que você mais gosta. Elas serão bem mais divertidas se você já tiver cumprido seus compromissos escolares.

Bom retorno ao 2° semestre!!!