CEV Baby

Acontece no CEV

“Piauí, terra querida”: CEV Baby trabalha cultura e tradição em referência ao Dia do Piauí

Piauí, terra querida / Filha do Sol do Equador/ Pertencem-te a nossa vida / Nosso sonho, nosso amor! / As águas do Parnaíba / Rio abaixo, rio arriba / Espalham pelo sertão / E levam pelas quebradas / Pelas várzeas e chapadas / Teu canto de exaltação.

No último dia (19), o nosso estado completou 195 anos de emancipação política. A data oficial em que comemoramos o dia do Piauí se refere ao dia em que a Província do Piauí aderiu a causa da independência do Brasil, representada pelo grito de liberdade dos parnaibanos.

Terra da cajuína, da carne de sol, de crepúsculo demorado, das imponentes carnaubeiras, de Encontro dos Rios, da Serra da Capivara, do menor e mais bonito litoral do país; terra de Da Costa e Silva, de Mestre Dezinho, de Genu Moraes, Assis Brasil, Torquato Neto, Alvina Gameiro, Dora Parentes, Teresinha Queiroz, e outros tantos nomes importantes que representaram o Piauí em suas obras. Terra onde lendas se transformam em belíssimas festas com representações que se tornam a cara do estado, como o Bumba Meu Boi.

Foi para falar da nossa história e oportunizar o contato dos pequenos com elementos da cultura piauiense que as coordenadoras e professoras do CEV Baby trabalharam durante toda a semana uma programação de atividades envolvendo o tema. As crianças tiveram contato com itens populares, como produtos e alimentos criados a partir de elementos da flora, e também tiveram outras experiências lúdicas relacionadas ao que compõe a memória coletiva do nosso povo, tudo isso como forma de ressaltamos a importância de exaltar as riquezas do nosso estado.