CEV Baby

Acontece no CEV

Palestra para pais esclarece dúvidas sobre o Ensino Integral e apresenta método ativo de aprendizagem

Investindo em educação de qualidade há 15 anos, o Grupo Educacional CEV faz, desde 2016, o acompanhamento integral dos seus estudantes do ensino infantil e fundamental menor. Sobre esse tema, uma palestra foi realizada nessa segunda-feira (19), no Espaço CEV, unidade Kennedy, por meio da qual pais e demais familiares dos nossos estudantes puderam esclarecer dúvidas e conhecer um pouco mais do sistema integral CEV. O bate-papo foi iniciado pelo presidente licenciado do grupo, Rafael Fonteles, seguido da diretora pedagógica, Viviane Vieira, e do diretor geral, Nazareno Fonteles – que falou também sobre o método ativo de aprendizagem.

Para Rafael, além de facilitar a vida de pais e mães que trabalham e ficam o dia inteiro fora de casa, garantindo um ambiente seguro e confortável para seus filhos, o sistema integral também proporciona um maior desenvolvimento intelectual aos aprendentes, uma vez que os mesmos são orientados por profissionais capacitados, e, além disso, tem acesso a diversos estímulos durante o dia. Ainda segundo ele, os pais que optam pelo sistema integral podem repensar o orçamento familiar, gerando grande economia ao evitarem gastos com reforço escolar, cursos de línguas, aulas de esportes, música, entre outros: por meio desse modelo de ensino, os aprendentes CEV tem acesso a esses mesmos benefícios, os quais são oferecidos com qualidade pela própria escola.

Fórmula de sucesso

O ensino integral já está consolidado na instituição como parte do projeto de aperfeiçoamento da educação infantil para os próximos anos. Por isso, há uma capacitação frequente dos profissionais envolvidos, além da introdução de projetos inovadores, como são os casos do “Projeto Conviver” (que trabalha o lado socioemocional das crianças), o curso de inglês da “Red Balloon”, e a nova disciplina “Escola de Negócios e Tecnologia” (voltada para alunos do 5º ano do fundamental).

Todos os participantes da palestra ganharam uma Semana de Degustação do Sistema Integral CEV, uma oportunidade por meio da qual as crianças poderão, durante uma semana, passar o dia inteiro na escola, participando de todas as atividades como se fossem aprendentes matriculados, e usufruindo de todos os benefícios que o sistema integral pode oferecer.

Rotina, disciplina e desenvolvimento

“O que meu filho fará durante todo esse tempo? Só responderá tarefas? A rotina é cansativa? Ele ficará sobrecarregado?” Essas são as principais dúvidas dos pais quando pensam em colocar os filhos no ensino integral. Nesse sentido, Viviane Vieira, diretora pedagógica dos ensinos infantil e fundamental, acredita que esses receios se dão em virtude do desconhecimento que os pais e/ou responsáveis ainda possuem com relação aos pontos positivos que são agregados à proposta. “Os pais precisam confiar na proposta de ensino da escola. Muitos ainda ficam inseguros em deixar os filhos no segundo turno, porque não conhecem os benefícios da metodologia”, afirma.

Alcilene Silva, mãe de Matheus, aprendente CEV de 4 anos, confirma, em certo grau, a observação feita por Viviane: “Quem é mãe sabe como é complicado para as crianças adotarem uma rotina, terem disciplina na hora de estudar e saberem separar os momentos de distração das horas de responsabilidade”, afirma. Entretanto, depois da palestra, essas preocupações de Alcilene (que, com certeza, eram as de vários participantes) foram extintas.

Em sua apresentação durante o evento, Viviane mostrou que a rotina e a disciplina, necessárias para a realização das tarefas, são adquiridas de maneira tranquila através da convivência com outras crianças. As atividades pedagógicas são sempre intercaladas por momentos de descontração, recreação e descanso, facilitando a criação de hábitos mais saudáveis, inclusive na hora da alimentação, sempre realizada com a orientação de uma nutricionista. “Nós oferecemos uma programação completa: banho, almoço, descanso, acompanhamento pedagógico, lanche, recreação, esporte, música e curso de inglês. O sistema integral proporciona um dia inteiro de atividades programadas e coordenadas por profissionais qualificados, sem esquecer os momentos de relaxamento”, frisa Viviane.

A bancária Érica Guimarães, mãe de Ector, também de 4 anos, afirma que a palestra serviu para desmistificar o ensino integral na visão de muitos pais. “Eu pensava que o ensino integral era uma coisa maçante, cansativa. Confesso que tinha muitos preconceitos com a metodologia, não sabia da rotina de atividades, da hora da recreação, que existe o momento de descanso. Eu gostei muito da proposta”, assegurou.  

Sistema ativo de aprendizagem: o estudante é protagonista da própria educação, a escola é colaboradora!

Outra novidade é a implantação oficial do sistema CEV Ativo, uma iniciativa que tem o intuito de introduzir a tecnologia para a melhoria do ensino através do uso individual e programado de tablets, estimulando no aprendente a percepção sobre o seu protagonismo no processo de aprendizagem e promovendo a produtividade e o bom rendimento em sala de aula. 

“Educar para a conquista de resultados relevantes na vida dos estudantes, das famílias e da sociedade, por meio de um método de ensino-aprendizagem ativo, eficiente e inovador. Onde o estudante seja também um protagonista no seu processo de crescimento e desenvolvimento”, finaliza o diretor geral, Nazareno Fonteles.