CEV Baby

Acontece no CEV

Muita animação, cultura e alegria: fique por dentro de tudo que aconteceu no Arraial do CEV 2018!

Sucesso! Não há palavra melhor para definir o Arraial do CEV desse ano. Muita descontração, alegria, e, claro, aquisição de conhecimentos formaram alguns dos muitos pontos positivos da nossa animada festa junina: “O nosso arraiá de 2018 foi um dos melhores já realizados na escola. A proposta foi muito rica, as crianças puderam conhecer a cultura brasileira de um modo geral”, afirma Viviane Vieira, Diretora Pedagógica do CEV Baby.  

  

Todos participaram

Aprendentes CEV de todas as idades constituíram os públicos principais do evento, que, por sua vez, misturou tradições culturais dos mais diversos cantos do Brasil: “Envolvemos os alunos desde o berçário até o ensino médio. Foram mais de 60 apresentações, nos três dias. As danças foram danças típicas de cada região. Apresentaram o Baião, o Vaneirão, o Coco Peneruê, a Dança Portuguesa, a Catira, Dança do Boi, o Carimbó, o Forró, o Frevo, Tiro Liro, o Pau de Fitas, a Chimarrita, a quadrilha e várias danças que evidenciaram as festas de norte a sul do nosso país”, assegura.

Muito mais do que diversão

Conforme mencionado há pouco, a importância de festas dessa natureza vai muito além do divertimento puro e simples. Há um lado enriquecedor que se faz fundamental para todos aqueles que participam das mesmas: “As festas juninas somam hoje contribuições culturais de vários povos que aqui se estabeleceram com o passar do tempo. E através destas manifestações folclóricas, que mantém vivas as tradições e costumes de um povo, tais festas preservam sua identidade para as futuras gerações. Ao fazermos isso na escola proporcionamos conhecimento cultural e conhecimento de mundo para os aprendentes. O Brasil é um país muito rico em acervo cultural, e é de fundamental importância conhecê-lo, a fim de que possamos compor a identidade de nosso povo. Em resumo, a festa junina na escola é um instrumento de integração e promoção da cultura brasileira e esses são os principais motivos que fazem com que o evento esteja presente no nosso calendário ”, ressalta.

Festival de Quadrilhas também foi destaque

O Festival de Quadrilhas do CEV – que contou com a presença de estudantes do Fundamental ao 3º Ano do Ensino Médio – foi também um grande sucesso!

O primeiro lugar ficou por conta do grupo “Arrasta Tcha” (da unidade Kennedy), ao passo que o segundo posto ficou com o grupo “Seleção Junina” (da unidade Frei Serafim) e o terceiro com o grupo “Creu Junina” (do 3º ano), que teve ainda sua rainha premiada com a melhor colocação. Já o Grupo “Arrasta Tcha” foi premiado também com a melhor animadora da noite.