CEV Baby

Acontece no CEV

Folclore na escola: turmas do Baby aprendem sobre tradições, lendas e brincadeiras da cultura brasileira

Durante duas semanas nossas crianças mergulharam no mundo das lendas brasileiras e piauienses. Curupira, Saci, Cabeça de Cuia, Iara. Personagens tão conhecidos do imaginário infantil e parte importante da cultura brasileira foram lembrados nas atividades, através de teatro de bonecos, brincadeiras e cantigas de roda, trava-línguas, paralendas, entre outras.

Para Vanessa Borges, professora do Infantil V, o tema é muito importante para que as crianças possam conhecer e valorizar a cultura local. “Nessas duas semanas trabalhamos os temas “Folclore, resgatando tradições” e “Diversão e folclore” envolvendo as crianças nesse vasto mundo de fantasia por meio de atividades divertidas. Resgatamos lendas brasileiras e regionais, as crianças tiveram contato com bonecos (personagens) do nosso folclore e adoraram as brincadeiras, aprendendo a importância da nossa cultura e valorizando ainda mais”.

Entre as atividades propostas, a que fez maior sucesso entre os pequenos foi a produção artesanal de brinquedos populares. Com materiais reciclados e muita criatividade, as crianças soltaram a imaginação e criaram telefones sem fio, pé de lata, peão, peteca...

“Elas tiveram ainda a oportunidade de confeccionar brinquedos populares na nossa cultura, aprendendo que além de poderem construir seus próprios brinquedos, devem valorizar o simples”, frisa Vanessa.