CEV Baby

Acontece no CEV

Ensino humanizado: Workshop é realizado como parte das atividades referentes ao Projeto Conviver

Pensando não apenas no desenvolvimento intelectual dos seus estudantes, mas, também – e, com o mesmo grau de relevância – do lado humano, com todos os complexos aspectos que o envolvem, o Grupo Educacional CEV, em parceria com a Escola da Inteligência, realizou um Workshop (no dia 18 de janeiro de 2018) com foco em Comunicação Unifocal e Multifocal, ministrado pela psicóloga e Coaching parental (de pais e mães), Maria Meireles. O evento foi uma das muitas iniciativas que fazem parte do grande Projeto Conviver.

Nesse primeiro momento, professores, coordenadores e diretores constituíram o público que lidou de forma mais direta com todo conteúdo abordado. Nesse sentido, o próximo passo (já em vigor) refere-se à implementação de uma disciplina inteiramente voltada para a manutenção da saúde mental dos estudantes, fazendo com que, dentre outras muitas vantagens, os mesmos possam gerenciar melhor as próprias emoções, obter noções bem definidas de criatividade e empreendedorismo, e ainda aprimorar consideravelmente o próprio rendimento escolar.

Através da apresentação de um vídeo, a palestrante destacou a gênese da Comunicação Multifocal e dos detalhes que devem reger sua atuação no ambiente de trabalho. Já por meio de uma “dinâmica do conflito” – utilizando-se de um recurso simples como a lã – Maria Meireles deu vida a um exercício (que foi feito em dupla) e que teve o objetivo de abordar a questão do gerenciamento de conflitos nas mais diversas situações. Esse foi um dos momentos mais descontraídos de todo evento, por meio do qual os participantes sorriram, se abraçaram e debateram a respeito daquilo que estava sendo exposto.

O reconhecimento das variáveis que interferem nas relações, bem como a manifestação de perguntas que podem ajudar bastante na busca por resultados mais satisfatórios nos mais diversos contextos (“Como ser melhor no ambiente de trabalho? ”; “Como compreender o estudante de maneira mais emocional? ”; “Como ter uma equipe preparada para o enfrentamento de qualquer problema de gerenciamento educacional? ”) constituíram outros dos pontos abordados. Além disso, debateu-se acerca de como as ações do dia-a-dia podem ser pensadas no ambiente escolar de modo a fomentar o processo de compreensão do “eu humano”, estabelecendo ainda a conexão com a comunicação multifocal; Compreensão e Formação da Psiquê, bem como testemunhais referentes à rotina das salas de aula, narrados por professores, fizeram também parte do conteúdo que terminou por constituir o pilar do evento.

O Workshop foi iniciado com a palavra do professor/diretor do Grupo Educacional CEV, Nazareno Fonteles, o qual reforçou a importância da parceria que fora estabelecida, tendo em vista o fortalecimento do Projeto Conviver. Dissertou ainda sobre o processo de sócio-emoção, frisando que tal aspecto deve ser ainda mais fortalecido em 2018, na medida em que deve viabilizar a existência de formações de caráter humano, sensíveis às necessidades diversas que irão surgir. Ele destacou também o pioneirismo do CEV nesse processo de implementação da formação humanizada no Piauí, ao passo que tal iniciativa ajudará a todos os que lidarem com seu conteúdo nos processos de entendimento e prevenção de problemas relacionados à mente, e, assim, por consequência, auxiliando no processo de compreensão geral de um dos maiores problemas que a humanidade tem enfrentado nos últimos tempos: a depressão.   

Para finalizar, há de se ressaltar que a abrangência da disciplina mencionada diz respeito aos estudantes do Ensino Infantil Completo, bem como aos do 1º ao 8º ano das unidades CEV.