Acontece no CEV - Em favor do esporte e da cidadania: aprendentes CEV participam do Troféu “Mamãe de Judô”. Confira! CEV Baby

CEV Baby

Acontece no CEV

Em favor do esporte e da cidadania: aprendentes CEV participam do Troféu “Mamãe de Judô”. Confira!

Nos dias 26 (sábado) e 27 (domingo), aprendentes CEV participaram do Troféu “Mamãe de Judô”, realizado no Iate Clube de Teresina. O evento foi organizado pela Federação Piauiense de Judô e contou com o protagonismo de judocas mirins com idades que variaram dos 03 aos 10 anos. No sábado, lutaram crianças de 03 a 06 anos, e, no dia seguinte, crianças de 07 a 10.

Benefícios variados

Os benefícios decorrentes da participação de aprendentes em eventos como o Troféu “Mamãe de Judô”, são muito mais abrangentes do que se pensa: “Com a participação nas competições e festivais, a criança eleva sua autoestima, supera sua ansiedade e o fato de não estar com os pais no tatame ajuda a desenvolver sua independência e autonomia. Estimulamos também a socialização, pois as crianças tem contato com vários judocas de sua faixa etária”, afirma Gabriela Sousa, uma das professoras de Judô do CEV.

Além disso, noções bem definidas de parâmetros como humildade e disciplina são muito reforçadas por meio de eventos dessa natureza: “No Judô, as competições servem para trabalhar a derrota. Desde os treinos dentro do dojo a criança vai aprendendo que, numa luta, apesar de um vencer e outro perder, aquilo é momentâneo. Em competição isso é trabalhado ao extremo, pois a criança é colocada para lutar contra uma outra criança (normalmente desconhecida), e seus pais, amigos ou sensei estão lá torcendo por ela. É fundamental, neste momento, que, desde o início, a criança já esteja preparada para a derrota, e entenda a derrota não como um erro, mas, sim, como algo natural que ela possa usar para crescer e desenvolver-se, sem se colocar como um perdedor”, assegura Gabriela.

Todos ganham

A ideia do Troféu “Mamãe de Judô” não foi estabelecer um único primeiro lugar. Todos os participantes foram primeiros lugares, vencedores: “Nossa preparação se dá apenas nos dias das nossas aulas, pois nessa faixa etária (de 03 a 10 anos) as competições são de caráter lúdico, onde todos recebem medalha de campeão, independente do resultado”, finaliza.

Calendário movimentado

Os eventos de judô não acabam por aqui. Ao longo do ano mais competições virão pela frente, tais como a Copa ALEF, Copa Cidade de Teresina, Troféu Criança, dentre outras.