CEV Baby

Acontece no CEV

CEV Baby realiza “Semana dos Cuidados com a Higiene” com o tema “Do meu Corpo, Cuido sim”

Do dia 26/02 ao dia 02/03, o CEV Baby realizou a “Semana dos Cuidados com a Higiene”, cujo tema foi: “Do meu corpo, eu cuido sim”. Turmas do berçário ao Infantil V formaram os públicos dessa importante série de atividades, as quais, dentre outras frentes, serviram para abrir a mente dos pequenos, ainda que de forma inicial, para a importância de se buscar uma vida mais saudável, diminuindo possíveis fatores de risco através da adoção de simples práticas de higiene.

“O projeto “Do meu Corpo eu Cuido Sim” é uma proposta que possibilita e garante uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos de vida. Ao educar para a saúde e para higiene, de forma contextualizada e sistemática, toda equipe contribui de forma decisiva na formação de cidadãos capazes de atuar em favor da melhoria dos níveis de saúde pessoal e da coletividade”, afirma Viviane Vieira, diretora pedagógica do CEV Baby.

Muito mais que uma semana

A ideia é que tudo que foi aprendido durante a semana possa representar conteúdos a serem explorados ao longo de todo ano: “O projeto é apenas para marcarmos o assunto que será discutido na Educação Infantil. Ao longo do ano, o que foi trabalhado é inserido dentro da rotina diária das crianças. Assim, as professoras orientam sempre durante as atividades acerca da importância dos hábitos de higiene, tais como a lavagem de mãos, e dos possíveis benefícios dessa ação”, acrescenta Viviane.

A “Semana do Cuidado com a Higiene” do CEV Baby teve como objetivos específicos:

1) Levar o aprendente a perceber a necessidade de adquirir bons hábitos de higiene; 2) Discutir as formas de higiene corporal, bucal, etc, com os aprendentes; 3) Estimular as crianças para a prática correta de ações como banhar, cortar as unhas e os cabelos; 4) Mostrar a importância da adoção de hábitos que visam o autocuidado, respeitando as possibilidades e limites do próprio corpo.

Aprovação por parte dos pequenos

Conforme esperado, a resposta dos aprendentes foi a melhor possível com relação às atividades que foram realizadas: “As crianças gostaram bastante, pois, como a maioria das atividades são realizadas de forma prática, estas acabaram gerando interação de cada criança com o grupo, fazendo com que elas pudessem vivenciar, de fato, o que estão aprendendo”, finaliza.