Acontece no CEV - CEV Baby realiza importante treinamento de primeiros socorros no ambiente escolar. Confira! CEV Baby

CEV Baby

Acontece no CEV

CEV Baby realiza importante treinamento de primeiros socorros no ambiente escolar. Confira!

No último sábado, 24, aconteceu o treinamento “primeiro atendimento em ambiente escolar”, com foco em primeiros socorros, ministrado pelo Dr. Ramon Nunes, pediatra do CEV Baby. Nesse primeiro momento, colaboradores do berçário e do ensino infantil (I, II e III) formaram o público desse importante evento, que, ao longo do ano, contará com outras edições, envolvendo um número cada vez maior de colaboradores.

“Nós, como cidadãos, temos que lembrar da nossa responsabilidade civil. Se uma pessoa está passando mal, necessitando de ajuda, é nosso dever intervir. Além disso, pelo conhecimento popular, muitas práticas se proliferam, ainda que, na prática, não funcionem (por serem erradas). Dessa forma, através de treinamentos como esse, visamos tornar o ambiente escolar mais seguro. A ideia é que, em casos de necessidade, o funcionário possa intervir de maneira qualificada”, afirma Ramon.

 

Momento dinâmico e enriquecedor

O treinamento foi composto por partes teóricas e práticas, sendo desenvolvido sempre de uma maneira bem didática e descontraída. Houve vários espaços para que dúvidas pudessem ser retiradas, além da participação das próprias colaboradoras nos momentos mais práticos do treinamento. A aprovação foi total: “Para nós, professoras atuantes na educação infantil, o treinamento em ambiente escolar é de grande valia, pois aprendemos, na prática, como devemos proceder em situações nas quais seja necessário conhecimento em primeiros socorros, além de termos uma noção maior a respeito da prevenção de acidentes, em nível primário, secundário e/ou terciário. O ato de cuidar requer agilidade e conhecimento prévio de causas. Logo, o treinamento nos deixa mais habilidosas e mais preparadas para as possíveis intervenções diárias”, assegura Dayse Caroline, professora do infantil 1C (do CEV Frei Serafim).

Principais acidentes

Os acidentes mais comuns (sofridos por crianças no ambiente escolar) foram todos objetos de análise e explicação durante todo treinamento. Mas, situações envolvendo crianças engasgadas e crianças “apagadas” tiveram maior enfoque, pois apesar de acontecerem em uma frequência menor, são situações de maior complexidade e necessidade de intervenção imediata. Quedas, convulsões, sangramento nasal, traumas cranianos, traumas em colunas e paradas respiratórias constituíram também muitos dos assuntos abordados.    

 

Prevenção também foi destaque

É de suma importância saber agir em casos de emergência. Mas, a prevenção é sempre o melhor caminho. E essa noção também foi muito trabalhada: “São três os níveis de prevenção. O primeiro deles se refere à antecipação do colaborador frente aos problemas que podem acontecer (prevenção primária). Na sequência, se essa antecipação não foi possível e o problema aconteceu, é necessário que o colaborador saiba reconhecer a natureza do acontecimento (prevenção secundária). Por fim, é chegada a hora de intervir, com ações concretas e qualificadas para evitar danos maiores (prevenção terciária) ”, esclarece Ramon.

Para finalizar, Ramon fez menção a uma famosa frase de Rubem Alves: “Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas”. Nesse sentido, através de iniciativas importantes como o citado treinamento, o Colégio CEV se faz asas nas vidas dos seus aprendentes, tornando a escola um ambiente sempre mais positivo, acolhedor, e seguro.