Acontece no CEV - CEV Baby é o melhor parceiro das famílias na formação dos seus pequenos aprendentes. Confira! CEV Baby

CEV Baby

Acontece no CEV

CEV Baby é o melhor parceiro das famílias na formação dos seus pequenos aprendentes. Confira!

Uma parceria bem feita entre a família e a escola é de fundamental importância no processo de desenvolvimento dos pequenos aprendentes. E, nesse sentido, quanto mais atividades que visem esse tipo de integração forem vivenciadas, melhor será para as crianças na medida em que poderão aprender de uma forma um tanto mais lúdica, eficiente e saudável. Por isso, o CEV Baby dispõe de um calendário bem agitado e produtivo ao longo de todo ano tendo em vista, exatamente, o fortalecimento dessa relação tão importante. 

Ano movimentado

“Uma das ações idealizadas para propiciar um momento (de aproximação) são as reuniões pedagógicas do início do ano no infantil; os encontros trimestrais para conversar sobre o desenvolvimento da criança, os encontros da família do Projeto Conviver e as atividades festivas, para os quais as famílias são sempre convidadas a participarem”, enumera Viviane Vieira, Diretora Pedagógica do CEV Baby.

Pontos a serem focados

O esforço para que esse trabalho conjunto seja realizado da forma mais positiva possível não tende, claro, a ser dos menores, mas, tudo vale a pena diante dos resultados que todas as partes envolvidas nesse processo almejam obter, mirando, logicamente, o bem-estar dos pequenos: “Escola e família precisam andar juntas para ajudarem na construção do caráter das crianças e, para que isso aconteça, é necessário que ambas estejam informadas acerca do ensino-aprendizagem adquirido pelas crianças; a família precisa colaborar com os educadores a fim de que se torne mais coerente e eficaz a atuação escolar, mostrando-se sempre interessada pelas atividades realizadas pelos filhos na escola, valorizando a instituição de ensino escolhida, e os conhecimentos e habilidades que a mesma propicia. Tudo isso é necessário (por parte das famílias) para que sejam criados nas crianças hábitos de respeito e uma expectativa positiva com relação ao conhecimento adquirido e socializado, expressando em palavras e atitudes a confiança que têm em relação à escola e aos seus profissionais”, acrescenta Viviane.

O esforço que compensa

A eficácia do envolvimento familiar nesse contexto é, assim, constatada pela maneira como os pequenos percebem essa aproximação e por todos os benefícios que se associam a tal percepção: “A participação dos pais na vida da criança é essencial, e, quando (a participação) se estende até a escola, torna-se o processo de aprendizagem uma extensão daquilo que se iniciou em seu convívio familiar. Com essa participação dos pais no processo de ensino-aprendizagem, a criança fica mais confiante, uma vez que percebe que todos se interessam por ela e também porque passam a conhecer quais são as dificuldades e quais os conhecimentos que ela tem”, assegura.  

Feedback positivo

Dessa forma, a aprovação tem sido total por parte dos pais que confiam ao CEV a missão de ser um diferencial na educação e na formação dos seus filhos, como bem ilustra Rose Fernanda, mãe de Artur Teixeira, aprendente do Infantil II A (Kennedy). “No início foi bem difícil, primeira vez que o Artur veio para escola, nós estávamos muito inseguros, aflitos. Eu procurava uma escola onde meu filho fosse acolhido, bem recepcionado, onde ele se sentisse seguro e ele me passasse essa segurança de que está bem”. Segundo ela, foi exatamente essa acolhida, proporcionada por todos os profissionais atuantes no CEV Baby, desde a portaria até às salas de aula, que fez com que, em pouquíssimo tempo, ela tivesse a convicção de que seu filho havia ingressado no ambiente escolar mais qualificado possível: “Quando eu cheguei e me deparei com aquele ambiente (super positivo), com tias muito carinhosas, eu fiquei feliz. Já na primeira semana de aula (após constatar a nítida evolução do filho) eu soube que havia feito a escolha certa. Hoje meu sentimento é de paz”, finaliza.