CEV Baby

Acontece no CEV

Alimentação saudável nas férias? Sim, é possível. Veja dicas da nutricionista Adriana Carvalho

Manter uma alimentação saudável no período de férias é tarefa complicada. Viagens, passeios, fast foods sempre preparados para atender a qualquer pedido de fome. E quando os pais não tiram férias junto com os filhos, essa missão é quase impossível, por conta da correria do dia-a-dia. Nossa nutricionista, Adriana Carvalho, traz três boas dicas para quem deseja manter a rotina alimentar dos pequenos, e também para quem vai aproveitar o período viajando junto com as crianças.

Dica 1 - "Os pais precisam ficar atentos ao exagero! Nas férias é comum fugirmos da rotina, acordando tarde, viajando, fazendo passeios mais longos. Obviamente existe uma “liberdade” alimentar maior nesse período, por conta das poucas opções saudáveis encontradas em alguns lugares. Mas atenção! Nada de deixar a criança exagerar no consumo de guloseimas e industrializados. Opte sempre por frutas, sucos e lanches naturais".

Dica 2 - "É preciso também estar atento aos horários de cada refeição. Se a criança acorda tarde demais acaba perdendo duas importantes refeições do dia, o café da manhã e o lanche, o que provoca o consumo de uma quantidade maior de comida na hora do almoço. Por isso, faz-se necessário também regular os horários do sono e fazer com que a criança tenha acesso a todas as refeições propostas para o dia".

Dica 3 - "Para os pais que não tiram férias na mesma época dos filhos e precisam trabalhar, a dica é estar sempre orientando o familiar ou a cuidadora que fica com a criança em relação ao que oferecer. Cuidado também com o que fica na geladeira, pois estamos condicionados a comer o que está sempre à mão. Se a criança abre o eletrodoméstico e se depara com frutas, sucos e outras opções saudáveis, é isso que ela vai se sentir sugestionada a comer".

Ainda segundo a nutricionista, as consequências de uma quebra na rotina alimentar das crianças podem ir desde o aumento no ganho de peso, a dificuldades em retornar aos hábitos saudáveis a que ela estava acostumada antes. “Os pais devem se preocupar de maneira constante em relação à educação dos filhos sobre os alimentos. Aqui na escola estamos sempre trabalhando, em sala e na hora da refeição, os benefícios dos alimentos corretos na nossa saúde. É importante esclarecer para estas crianças que alguns alimentos não devem fazer parte da rotina e sim de algumas exceções".

Para Adriana, é possível também substituir alguns alimentos por opções mais saudáveis. Bolos com farinha de trigo branca, podem ser preparados com trigo integral e saborizados com frutas, sorvetes também podem ser feitos somente com frutas. “Lembrar também de oferecer muita água, nas férias as crianças brincam tanto que não lembram de se hidratar”, frisa.

Aproveite o período também para fazer atividades legais com seus filhos, como por exemplo, ajudá-lo a fazer seu próprio lanche de maneira mais saudável. Abaixo, uma receitinha que vai te ajudar nessa missão.

Nuggets caseiro e super saudável!

INGREDIENTES

500g de peito de frango

1 cebola média

Salsinha e cebolinha a gosto

1 ovo

Açafrão a gosto

Sal a gosto

2 dentes de alho

Farinha de rosca

Farinha de trigo

MODO DE FAZER

Coloca tudo no processador (ou liquidificador) menos o ovo e o sal. Tritura até misturar todos os ingredientes. Quando estiver tudo misturado acrescente o ovo. Vira uma pasta amarelada. Transfira para um recipiente e coloque sal a gosto. Para empanar use as farinhas de rosca e de trigo integral misturadas. Com o auxilio de colheres modele os bolinhos e passe nas farinhas de todos os lados. Coloque numa assadeira untada ou de teflon e regue com azeite. Leve ao forno médio, pré-aquecido até ficarem dourados (leva cerca de 30 a 40 minutos). Obs: lembre de virar de lado no meio do tempo.

Dependendo do tamanho dos bolinhos, a receita pode render até 20 unidades.

Fonte receita: As Delícias do Dudu