CEV Baby

Acontece no CEV

Ações do Projeto Conviver no CEV Baby: fortalecendo a ideia de um ensino mais humanizado e consciente

Visando a formação de verdadeiros cidadãos, e não apenas o desenvolvimento intelectual dos seus estudantes, o Colégio CEV iniciou, já desde o início de 2018, uma série de atividades relacionadas a sua mais nova e promissora proposta para o ensino: o Projeto Conviver. Aprendentes do Infantil III ao Oitavo ano do Ensino Fundamental terão, assim, mais facilidade para adquirirem habilidades socioemocionais, ficando mais preparados para os desafios da vida e do cotidiano, ao mesmo tempo em que vão absorvendo as necessárias noções acerca de temas como consciência social e resiliência.

Segundo Camilla Pessôa, Coordenadora de Disciplina e Rendimento do CEV, o envolvimento dos aprendentes com o projeto se faz tão importante quanto o trato com as demais disciplinas que fazem parte do currículo escolar já previamente conhecido: “O objetivo do Projeto Conviver é criar e desenvolver habilidades nos aprendentes, tais como: resiliência, empatia, capacidade de pensar antes de agir e capacidade de gerenciamento dos pensamentos e ansiedades, os quais são tão importantes na formação quanto as disciplinas cognitivas”, afirma.

Momento de convivência

Toda semana conta agora com um momento de convivência, nos quais são abordados muitos temas importantes relacionados ao dia-a-dia dos estudantes. Esses debates irão facilitar a busca pelas soluções dos conflitos que são muito comuns na infância e na adolescência. Foi através desse sensível trabalho de observação, concretizado pela equipe de ensino do Colégio CEV, que a ideia do Projeto Conviver pode ser, enfim, realizada: “Percebemos a necessidade da implementação do Projeto Conviver a partir da percepção de que crianças e adolescentes encontravam-se com dificuldades na resolução de conflitos pessoais, evidenciando outros comportamentos (danosos), como baixa autoestima, aumento da ansiedade, entre outros”, diz Camilla. Nesse sentido, a expectativa maior é de que essa bela iniciativa do Grupo Educacional CEV, que já é um diferencial no nosso presente, possa se estender, com sucesso, também num contexto futuro: “Acreditando no bom retorno do Projeto, iremos viabilizar sua permanência na escola, tornando-o parte da grade de horário dos aprendentes”, acrescenta.

Benefícios para todos

Professores e toda equipe de Psicologia do Colégio CEV dizem respeito aos profissionais que, a princípio, estão mais à frente de todo projeto. Entretanto, não apenas os aprendentes serão beneficiados na medida em que se envolvem com o mesmo. Todos os participantes sairão ganhando, o que faz do Projeto Conviver uma ideia enriquecedora em todos os sentidos: “Acreditamos que o ganho não é apenas no desenvolvimento do aprendente, pois os professores também ganham muito com essa troca de experiências, na medida em que melhoram os resultados diante de sua didática em sala de aula, e exercitam, como mediadores, as orientações propostas”, assegura. Sem dúvidas, o legado dessa iniciativa constituirá algo permanente: “O Projeto ajudará na formação de estudantes com um bom direcionamento em suas escolhas e ações, fortalecendo uma convivência harmoniosa entre colegas de sala, professores e demais funcionários, e, desse modo, favorecendo também a disciplina e o aprendizado”, finaliza.