CEV Baby

Blog

O que você quer ser quando crescer? Saiba como estimular os talentos do seu filho

Na infância os sonhos não conhecem limites. Uma criança pode sonhar ser um bombeiro, astronauta, ator, médico, cantor de música pop, tudo ao mesmo tempo! Conforme seu filho cresce e começa a considerar seu futuro profissional com mais seriedade, é importante estimulá-lo a preservar essa paixão e autoconfiança. Confúcio estava certo ao dizer: "Escolha um trabalho que você ame e não terás que trabalhar um único dia em sua vida".

Ajude a descobrir seus talentos

Ele ou ela gosta de experimentar esportes diferentes ou adora passar horas escalando o brinquedo no parquinho? É uma criança um pouco mais prática e gosta de passar o tempo construindo fortes e se divertindo com os amigos? Ou, quem sabe, talvez seja o aluno mais forte e rápido da escola?

Acredite ou não, todas essas atividades físicas e divertidas que as crianças amam, podem se transformar em uma carreira no futuro. Os atletas profissionais ganham dinheiro para praticar seus esportes favoritos e outras pessoas como treinadores, árbitros e médicos esportivos, também constroem carreiras em torno do esporte. Os mecânicos e operários da construção civil trabalham o dia todo com as mãos, construindo e consertando coisas. As possibilidades são infinitas.

"Trabalhar" não significa necessariamente passar o dia todo sentado na frente do computador! Existem diversas profissões divertidas e ativas para pessoas que gostam de ficar em movimento.

Aceite e incentive seu filho a desenvolver sua paixão pelas ciências e pela matemática

Embora esse conselho possa soar chato, tais matérias poderão ajudá-lo a encontrar um emprego no futuro. Algumas crianças adoram a aula de matemática e conseguem solucionar até mesmo os problemas mais difíceis de cabeça; outras não podem esperar para fazer experimentos e aprender mais sobre o mundo durante a aula de ciências.

Seu filho adora ler e usar a lógica e os fatos? Tome nota! O domínio da matemática ou das outras ciências é uma habilidade incrível que pode transformar-se em uma profissão.

Todos os inventores, cientistas, economistas, engenheiros e programadores já foram estudantes e agora trabalham com números, fatos e lógica. Essas habilidades poderão ajudar seu filho em todos os tipos de profissão, mesmo que sua futura carreira não seja baseada em ciências ou matemática.

Ajude-o a criar e deixar a imaginação correr solta

Estimule seu filho a desenhar, escrever, pintar, criar e entreter-se. Caso ele prefira sonhar acordado, fazer artesanato, contar histórias ou compor canções, em vez de aprender fatos e fórmulas, tudo bem também! Aceite os sonhos do seu filho e o incentive a trabalhar duro naquilo que gosta de fazer.

A arte, a dramaturgia, a música e o design são algumas das muitas profissões que exigem criatividade. Sonhar acordado e ser um artista são habilidades que poderão ajudá-lo a conseguir um ótimo emprego no futuro!

Estimule seus filhos a desfrutarem de tudo o que amam incondicionalmente

Caso sua filha queira passar todo o tempo livre cozinhando com os pais, brincando com o cachorro no quintal, ou cuidando dos seus irmãos mais novos, siga em frente. Os hobbies e as paixões podem transformar-se em carreiras um dia, desde que eles trabalhem duro e permitam que os interesses floresçam.

Nossos passatempos favoritos podem ser ótimos indicadores das coisas que amamos e fazemos muito bem.

Caso adorem brincar com seu bichinho de estimação, talvez tenham talento para cuidar dos demais e possam se tornar ótimos veterinários ou treinadores de animais no futuro. Se gostam de cuidar dos seus irmãozinhos, talvez possam trabalhar como professores ou pediatras quando crescerem.

Não importa a área, dentre todas as dicas que demos aqui, a mais importante talvez seja "incentive seu filho a trabalhar duro": sem dedicação não se vai muito longe. Trabalho duro, disciplina e muito estudo são necessários para transformar qualquer sonheo em profissão.