CEV Baby

Blog

Adaptação escolar! Veja dicas.

As aulas estão começando!

Como ajudar para que o período de adaptação seja tranquilo para a criança e sua família?

É natural que o novo traga um pouco de ansiedade e insegurança. Na Educação Infantil, as crianças saem da sua zona já conhecida, passando a conviver em um ambiente coletivo, com pessoas e rotinas diferentes das de casa.

A adaptação é um período em que a criança vai se habituando a nova rotina longe das pessoas que tem como referência e, dia após dia, ela vai criança vínculo com professores e coleguinhas, sentindo-se cada vez mais segura.

Não existe um tempo determinado para essa fase. Em geral, dura uma ou duas semanas. Algumas posturas podem facilitar a chegada dos pequenos a esse universo:

- Apresente o ambiente escolar para a criança: se não foi possível a criança ir na escola antes do início das aulas, mostre algumas fotos enfatizando os aspecto positivos que ela irá encontrar;

- Envolva a criança nos preparativos para ir à escola, como arrumar a mochila ou escolher um item do lanche;

- O momento da despedida costuma ser o mais difícil, mas não utilize a distração da criança para sair sem que ela pereba. Quando ela se vê sozinha o choro vem acompanhado do sentimento de desespero e de abandono. A clareza na despedida é saudável e necessária;

A família é essencial nesse processo. É importante que desde o começo haja interação entre a família e a escola para que todas as dúvidas sejam esclarecidas, além de saber como será o período de adaptação na escola.