Blog - A importância da escrita para a alfabetização. CEV Baby

CEV Baby

Blog

A importância da escrita para a alfabetização.

Estamos vivendo uma revolução tecnológica sem precedentes, e é cada vez mais comum que nossas crianças tenham acesso aos tablets a partir da mais tenra idade.

Com seus dedinhos ágeis, eles aprendem super rápido a deslizar as telas e a identificar letras em um teclado, o que torna o processo de alfabetização bem diferente do que víamos há apenas alguns anos. No entanto, não é uma boa ideia aposentar a tradicional escrita à mão, com lápis e caderno, como ferramenta didática.

Estudos recentes mostram que tanto as crianças que estão sendo alfabetizadas quanto adultos podem ter vantagens no aprendizado quando colocam as palavras no papel, à maneira antiga.

No caso dos pequenos, traçar as letras com lápis e caneta parece ser uma ginástica mental mais poderosa do que simplesmente procurá-las num teclado, além de potencializar o aprendizado do vocabulário e ser mais útil contra problemas como a dislexia. Para os jovens, anotações feitas em cadernos têm mais potencial para ajudá-los a fixar o conteúdo da aula.

Ler e escrever, em especial do jeito tradicional, são tarefas cognitivas complexas. É preciso juntar numa única orquestra de neurônios áreas cerebrais de ação motora, de linguagem e de raciocínio.

Por isso, no CEVBaby, nossa equipe busca misturar aprendizado e diversão de modo a estimular o desenvolvimento das nossas criaças. Não é uma fofura nossos pequenos iniciando a famililiarização da letrinha "O" com a utilização de tintas e pincéis pelas nossas paredes?!

Fonte: Adaptado - Folha de São Paulo